De como antigos papeis se tornaram uma experiência pedagógica
Documentação, Ensino e Pesquisa em História
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.2317-6725.2024v29n50.68810Palavras-chave:
Documentação, Pesquisa em História, Ensino de História, João Pessoa (Cidade)Resumo
O referido artigo se remete a uma experiência desenvolvida a partir da localização de uma documentação dispersa e dada por perdida, localizada na Câmara Municipal da cidade de João Pessoa em 2017, em sua maior parte referente às primeiras décadas do século XIX e com variada informação sobre a então cidade da Parahyba. Ao tomar contato com a referida documentação, desenvolvemos esforços para a sua restauração e para a pesquisa e difusão do conteúdo dos mesmos. Envolvendo a cooperação de instituições públicas, esse trabalho tem como eixos centrais os procedimentos técnicos para restauração e conservação do referido acervo, bem como a sua pesquisa e divulgação. Em relação ao segundo eixo – objeto central do presente artigo –, além da disponibilização digital de parte do material para pesquisadores, foram desenvolvidas várias Oficinas de Iniciação à Pesquisa no Curso de Graduação em História da UFPB, que abrangeram procedimentos iniciais de pesquisa documental, noções de paleografia, levantamento de hipóteses, consulta à bibliografia pertinente e apresentação dos resultados através de projeção de slides e de produção textual em Blog. Essas Oficinas envolveram mais de duas dezenas de estudantes de Graduação, de Pós-Graduação e Professores da Educação Básica, tendo sido realizadas tanto no âmbito de uma disciplina de Graduação quanto em espaços ligados à educação básica e outros. Como resultados, além da iniciativa pontual de preservar e divulgar a referida documentação, a experiência pretende afirmar a necessidade de um pleno vínculo entre a formação do pesquisador e do docente nos Cursos de Graduação em História.
Downloads
Referências
ACIOLI, Vera Lúcia Costa. A Escrita no Brasil Colônia. Recife: Ed. UFPE/ Fundação Joaquim Nabuco/ Massangana, 1994.
ALMEIDA, Juniele Rabêlo de e ROVAI, Marta Gouveia de Oliveira (orgs.). Introdução à História Pública. São Paulo: Letra e Voz, 2011.
BATISTA, Juarez da Gama. Caminhos, Sombras e Ladeiras: Esboço de Perfil de Cidade do Nordeste Brasileiro. 2 ed. Fac similar. João Pessoa: Fundação Cultural do Estado Fundação Cultural do Estado da Paraíba/ A União, 1989.
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História: fundamentos e métodos. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2011.
BLOCH, Marc. Apologia da História ou O Ofício de Historiador. Trad. André Telles. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2010.
Blog História Grande https://historiagrande.wordpress.com/
CABRAL, Dilma e CAMARGO, Angélica Ricci (orgs.). Estado e Administração: A Corte Joanina no Brasil (1822-1891). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2010.
CAMARGO, Angélica Ricci e CABRAL, Dilma (orgs.). Guia da Administração Brasileira: Império e Governo Provisório (1822-1891). Rio de Janeiro: Arquivo Nacional, 2017.
CARVALHO, Bruno Leal Pastor de e TEIXEIRA, Ana Paula Tavares (Eds.). História Pública e divulgação de história. São Paulo: Letra e Voz, 2019.
CAVALCANTI, Archimedes. A Cidade da Parahyba na época da Independência. João Pessoa: Imprensa Universitária, 1972.
FARGE, Arlette. O Sabor do Arquivo. Trad. Fátima Murad. São Paulo: Edusp, 2009.
GONÇALVES, Regina Célia. Guerras e Açúcares: Política e Economia na Capitania da Paraíba – 1585-1630. Bauru: Edusc, 2007.
HELLER, Agnes. O Cotidiano e a História. Trad. Carlos Nélson Coutinho e Leandro Konder. 2 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985.
JANOTTI, Maria de Lourdes Mônaco, MESGRAVIS, Laima e LIMA, Enezila de (resp.). Coletânea de Documentos Históricos para o 1º Grau – 5ª a 8ª séries. São Paulo: Secretaria de Educação/Coordenadoria de Estudos e Normas Pedagógicas, 1979.
LE GOFF, Jacques. Documento/Monumento. In: Enciclopédia Einaudi. vol. 1 (Memória-História). Trad. Suzana Ferreira Borges. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1984.
LIMA, Maria Vitória Barbosa. Liberdade interditada, liberdade reavida: Escravos e libertos na Paraíba escravista (Século XIX). Brasília: Fundação Cultural Palmares, 2013.
MARIANO, Serioja. R. C. A Paraíba no século XIX: sociedade e culturas políticas. João Pessoa: Ed. UFPB, 2014.
MARROU, Henri-Irénée. Do Conhecimento Histórico. 4 ed. revista e aumentada. Trad. Ruy Belo. Lisboa: Aster; São Paulo: Martins Fontes, 1975.
MAUAD, Ana Maria et al (orgs.). História Pública no Brasil: Sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.
MEDEIROS, Coriolano de. O Tambiá da minha infância – Sampaio. João Pessoa: Conselho Estadual de Cultura/ A União, 1994.
MOURA FILHA, Maria Berthilde. De Filipéia à Paraíba: uma cidade na estratégia de colonização do Brasil – séculos XVI-XVIII. João Pessoa: IPHAN: Superintendência na Paraíba, 2010.
PINHEIRO, Antonio Carlos Ferreira. Um Roteiro Histórico Educacional na Cidade de João Pessoa (em texto e imagens). João Pessoa: Editora Universitária (UFPB), 2008.
SALGADO, Graça (Coord.). Fiscais e Meirinhos: a Administração no Brasil Colonial. Rio de Janeiro, Nova Fronteira/Arquivo Nacional, 1985.
SILVA, Maria Beatriz Nizza da (Coord.). Dicionário da História da Colonização Portuguesa no Brasil. Lisboa: Verbo, 1994.
TERRA, Paulo Cruz, MAGALHÃES, Marcelo de Souza e ABREU, Marta (orgs.). Os Poderes Municipais e a Cidade: Império e República. Rio de Janeiro: Mauad X, 2019.
VAINFAS, Ronaldo (Dir.). Dicionário do Brasil Colonial (1500-1808). Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.
VAINFAS, Ronaldo (Dir.). Dicionário do Brasil Imperial (1822-1889). Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
VAINFAS, Ronaldo e NEVES, Lúcia Bastos Pereira das (Orgs.). Dicionário do Brasil Joanino (1808-1821). Rio de Janeiro: Objetiva, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Angelo Emílio da Silva Pessoa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
A revista Sæculum permite aos autores a manutenção dos direitos autorais pelo seu trabalho, no entanto eles devem repassar direitos de primeira publicação ao periódico.