Proposta de gamificação no ambiente Moodle em contexto de formação na EPT

Autores

  • Fabio Martins do Nascimento
  • Rodiney Marcelo Braga dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1807-8931.2024v20n3.69708

Palavras-chave:

Moodle. Gamificação. Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

A Educação Profissional e Tecnológica (EPT) possui papel fundamental na formação de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Visando proporcionar maior engajamento entre discentes e por em práticas os conhecimentos adquiridos em sala de aula em contexto da EPT, instiga-se o docente a encontrar uma melhor forma de despertar o interesse dos discentes para aprender os conteúdos ministrados em sala de aula. No cenário acadêmico o docente pode utilizar ferramentas que ajudam a despertar o interesse do aluno, para resolver este problema, pode recorrer aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Dentre os diversos AVAs disponíveis no mercado, escolheu-se para este trabalho o ambiente Moodle. Assim, este estudo apresenta uma proposição de intervenção pedagógica que utiliza o ambiente Moodle com recursos da gamificação para simular os conteúdos ministrados em sala de aula para avaliar as competências e habilidades adquiridas dos alunos de um Curso da EPT.

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Publicado

2024-03-21

Edição

Seção

SEÇÃO: GAMES, GAMIFICAÇÃO, JOGOS PEDAGÓGICOS