ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL

proposições curriculares para jovens do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41984

Palavras-chave:

Currículo, Educação Integral, Políticas Públicas

Resumo

O objeto do presente estudo se refere ao modelo de educação integral implementado no estado da Paraíba no ano de 2016. O objetivo geral consistiu em analisar como as ações do Programa de Educação Integral em três escolas, no estado da Paraíba, nos anos 2016 e 2017, contribuíram para a formação integral dos alunos. A abordagem escolhida para o desenvolvimento da pesquisa foi a qualitativa. Como método, utilizou-se documentos como fonte de dados, mais precisamente, o Projeto Político Pedagógico e os Planos de Ação das escolas investigadas, localizadas em 3 municípios de regiões distintas do referido estado. A pesquisa ocorreu em duas etapas: na primeira, procedeu-se com a análise dos Cadernos de Formação do Modelo Escola da Escolha, que foram distribuídos como orientadores do programa; na segunda, analisou-se um dos projetos pedagógicos das escolas participantes e três Planos de Ação elaborados para o ano de 2017. Ao término da investigação, concluiu-se que, para contribuir efetivamente para a elaboração dos projetos de vida de seus estudantes, o modelo Escola Cidadã de Tempo Integral necessita de ajustes metodológicos, para, a partir de então, materializar uma educação integral e de tempo integral.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela UFPB. Professora do Departamento de Fundamentação da Educação. Centro de Educação, Campus I, da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

02-03-2019

Como Citar

RODRIGUES, A. C. S. ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL: proposições curriculares para jovens do Ensino Médio. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 1, p. 139–152, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41984. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/ufpb.1983-1579.2019v12n1.41984. Acesso em: 26 nov. 2024.