POLÍTICAS CURRICULARES EM TEMPOS NEGACIONISTAS
atuações, enfrentamentos e desafios
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.59121Palavras-chave:
Políticas Curriculares, Neoconservadorismo, NeoliberalismoResumo
O texto apresenta artigos organizados a partir de reflexões, desafios, ressignificações sobre as políticas curriculares atuadas em tempos negacionistas. A indicação inicial sobre a centralidade do currículo no contexto neoconservador e neoliberal norteia as discussões dos autores sobre as possiblidades de Currículos Inclusivos, Violências Epistêmicas, Identidade Brasileira, Perspectivas Decoloniais, Teoria Etnoconstitutiva, Políticas Avaliativas, Centralização Curricular, Cotidianos do Ensino de Educação Física, Educação de Jovens e Adultos em tempos pandêmicos, Jazz e Cinema como possibilidades de novos arranjos curriculares, Reforma do Ensino Médio, Política de Homogeneização Nacional – diversos olhares para a Base Nacional Comum Curricular, além do ensaio sobre a Ocupação do Ensino Remoto para Dinamização Didático-curricular. Espera-se que os textos aqui reunidos contribuam para o debate sobre as políticas curriculares (neo)conservadoras e suas formas de enfrentamento.
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