POLÍTICAS CURRICULARES EM TEMPOS NEGACIONISTAS

atuações, enfrentamentos e desafios

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.59121

Palavras-chave:

Políticas Curriculares, Neoconservadorismo, Neoliberalismo

Resumo

O texto apresenta artigos organizados a partir de reflexões, desafios, ressignificações sobre as políticas curriculares atuadas em tempos negacionistas.  A indicação inicial sobre a centralidade do currículo no contexto neoconservador e neoliberal norteia as discussões dos autores sobre as possiblidades de Currículos Inclusivos, Violências Epistêmicas, Identidade Brasileira, Perspectivas Decoloniais,   Teoria Etnoconstitutiva, Políticas Avaliativas, Centralização Curricular, Cotidianos do Ensino de Educação Física, Educação de Jovens e Adultos em tempos pandêmicos, Jazz e  Cinema como possibilidades de novos arranjos curriculares, Reforma do Ensino Médio, Política de Homogeneização Nacional – diversos olhares para a Base Nacional Comum Curricular, além do ensaio sobre a Ocupação do Ensino Remoto para Dinamização Didático-curricular. Espera-se que os textos aqui reunidos contribuam para o debate sobre as políticas curriculares (neo)conservadoras e suas formas de enfrentamento.

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Biografia do Autor

Ana Cláudia Silva Rodrigues, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e Professora do Departamento de Fundamentação da Educação do Centro de Educação, Campus I, da Universidade Federal da Paraíba.

Angela Cristina Alves Albino, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal da Paraíba e professora do Centro de Ciências Agrárias, Campus II, da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

18-04-2021

Como Citar

RODRIGUES, A. C. S.; ALVES ALBINO, A. C. POLÍTICAS CURRICULARES EM TEMPOS NEGACIONISTAS: atuações, enfrentamentos e desafios. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–8, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.59121. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/59121. Acesso em: 22 dez. 2024.