PACOTES INTERPRETATIVOS SOBRE A BNCC DO ENSINO MÉDIO
a panaceia para a educação
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i2.62388Palavras-chave:
BNCC, Análise de enquadramento, Pacotes interpretativosResumo
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é, atualmente, uma das principais políticas educacionais no Brasil e influencia os currículos escolares de todo o país. Este artigo pretende identificar e analisar enquadramentos da mídia sobre a BNCC, em especial na etapa do Ensino Médio. Para essa pesquisa foram analisadas notícias sobre o tema nos jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo entre 2018 e 2021. Utilizou-se a Análise de Enquadramento, em especial a ideia de pacotes interpretativos de Gamson e colaboradores (1983, 1989 e 1996). Pôde-se perceber grande concentração de publicações no período anterior à aprovação e amplamente favoráveis ao documento. Constatou-se que as entidades apoiadoras da BNCC se destacaram como autores e fontes de consulta das matérias e foram identificados cinco pacotes interpretativos: BNCC traz qualidade; BNCC garante maior autonomia/protagonismo; BNCC é uma necessidade; BNCC traz flexibilização ao currículo e BNCC é atacada por grupos conservadores. Todos os pacotes auxiliam a propagação da ideia de que a BNCC representa uma cura para os problemas da educação e evidenciam a utilidade de veículos de grande mídia a esse propósito.
Downloads
Métricas
Referências
AMESTOY, Micheli Bordoli. Articulações entre os interesses dos alunos e livros didáticos: a voz do estudante na construção curricular de ciências. 2015. 82 p. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/handle/1/6694. Acesso em 31 jan. 2021.
AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Articulações entre o livro didático de biologia e os interesses dos estudantes do ensino médio. Revista Dynamis, Blumenau, v. 23, n. 2, p. 90-105, 2017. DOI: https://doi.org/10.7867/1982-4866.2017v23n2p90-105. Disponível em: https://proxy.furb.br/ojs/index.php/dynamis/article/view/6857. Acesso em: 02 fev. 2021.
AMESTOY, Micheli Bordoli; TOLENTINO NETO, Luiz Caldeira Brant de. Relações entre os interesses dos alunos do ensino médio em Ciências da Natureza e as habilidades avaliadas no ENEM. Revista da SBEnBio, Florianópolis, n. 7, p. 5849-5860, out. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/295531842_RELACOES_ENTRE_OS_INTERESSES_DOS_ALUNOS_DO_ENSINO_MEDIO_EM_CIENCIAS_DA_NATUREZA_E_AS_HABILIDADES_AVALIADAS_NO_ENEM. Acesso em: 02 fev. 2021.
ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE JORNAIS. O Globo lidera circulação dos jornais em janeiro. Brasília, DF, 2020. Disponível em: https://www.anj.org.br/site/leis/o-globo-lidera-circulacao-dos-jornais-em-janeiro. Acesso em: 15 jul. 2020.
BALL, Stephen John; OLMEDO, Antonio. A ‘nova’ filantropia, o capitalismo social e as redes de políticas globais em educação. In: PERONI, Vera Maria Vidal (Org.). Redefinições das fronteiras entre o público e o privado: implicações para a democratização da educação. Brasília, DF: Liber Livro, 2013, p. 33-47.
BRANCO, Alessandra Batista de Godoi et al. Urgência da reforma do Ensino Médio e emergência da BNCC. Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 29, jan./abr. 2019. DOI: https://doi.org/10.20500/rce.v14i29.22187. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/indbraex.php/rce/article/view/22187. Acesso em: 20 mar. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 10 jun. 2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 16 ago. 2021.
CAETANO, Maria Raquel. As reformas educativas globais e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Textura, Canoas, v. 22, n. 50, p. 36-53, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5397. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5397. Acesso em: 20 out. 2020.
CORRÊA, Adriana; MORGADO, José Carlos. Os contextos de influência política e de produção de texto no currículo nacional brasileiro. Textura, Canoas, v. 22, n. 50, p. 19-35, abr./jun. 2020. DOI: https://doi.org/10.17648/textura-2358-0801-v22n50-5622. Disponível em: http://www.periodicos.ulbra.br/index.php/txra/article/view/5622/3714. Acesso em: 20 out. 2020.
COSTA, Jéssica Gomes das Mercês; CARMO, Edinaldo Medeiros. As disputas entre os discursos neoconservadores e neoliberais nos contextos da política BNCC. In: SEMINÁRIO GEPRÁXIS, 8, 2021, Vitória da Conquista. Anais eletrônicos... Vitória da Conquista: UESB, 2021. Disponível em: http://anais.uesb.br/index.php/semgepraxis/article/view/9547. Acesso em: 20 fev. 2022.
DIAS, Rosanne Evangelista. BNCC no contexto de disputas: implicações para a docência.
Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN 2177-2886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57075. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57075. Acesso em: 19 fev. 2022.
FRANGELLA, Rita. O que se disputa na/com a base nacional comum curricular? Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN 2177-2886. DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57084. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57084. Acesso em: 19 fev. 2022.
GAMSON, William; LASCH, Kathryn. The political culture of social welfare policy. In: S. Spiro e E. Yuchtman-Yaar (Ed.). Evaluating the Welfare State. New York: Academic Press, p. 397-415, 1983. DOI: https://doi.org/10.1016/c2013-0-11524-3. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/B9780126579802500322?via%3Dihub. Acesso em: 17 nov. 2020.
GAMSON, William; MEYER, David. Framing political opportunity. In: D. McAdam et al. (Ed.). Comparative Perspectives on Social Movements. New York: Cambridge University Press, p. 291-311, 1996. DOI: https://doi.org/10.1017/cbo9780511803987.014. Disponível em: https://www.cambridge.org/core/books/comparative-perspectives-on-social-movements/framing-political-opportunity/7F72EB65A3A1318EA313C2B78B5F0702. Acesso em: 17 nov. 2020.
GAMSON, William; MODIGLIANI, Andre. Media discourse and public opinion on nuclear power: a constructionist approach. American Journal of Sociology, 95 v, p. 1-37, 1989. DOI: https://doi.org/10.1086/229213. Disponível :https://www.journals.uchicago.edu/doi/pdf/10.1086/229213. Acesso em: 17 nov. 2020.
GOMIDES, Fernanda de Paula; SOUSA JÚNIOR, Luiz de. Reforma do Ensino Médio e Base Nacional Comum Curricular: estudo entre São Paulo e Paraíba. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN 2177-2886. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.56955. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/56955. Acesso em: 19 fev. 2022.
HYPÓLITO, Álvaro Moreira. BNCC, Agenda Global e Formação Docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, jan./mai. 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.995. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/995. Acesso em: 30 dez. 2020.
KUENZER, Acácia Zeneida. Sistema educacional e a formação de trabalhadores: a desqualificação do Ensino Médio Flexível. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 25, n.1, p. 57-66, jan. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232020251.28982019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/WDrjPv8s6s9X5Y63PWG3VgJ/?lang=pt. Acesso em: 17 nov. 2020.
LOPES, Alice Casimiro. Itinerários formativos na BNCC do Ensino Médio: identificações docentes e projetos de vida juvenis. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 59-75, jan./maio 2019. DOI: https://doi.org/10.22420/rde.v13i25.963. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/963. Acesso em: 30 dez. 2020.
MARTINS, Érika Moreira. Todos Pela Educação? Como os empresários estão determinando a política educacional brasileira. Rio de Janeiro: Lamparina, 2016.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel; ARELARO, Lisete Regina Gomes. Revista Brasileira de Política e Administração da Educação, Porto Alegre, v. 35, n. 1, p. 35-56, jan./abr. 2019. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/93094. Acesso em: 20 fev. 2022.
PORTO, Mauro. Enquadramentos da Mídia e Política. In: ENCONTRO ANUAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM CIENCIAS SOCIAIS, 26, 2002, Caxambu. Anais eletrônicos... Caxambu: ANPOCS, 2002. Disponível em: http://www.anpocs.com/index.php/encontros/papers/26-encontro-anual-da-anpocs/gt-23/gt09-13/4400-mporto-enquadramentos/file. Acesso em: 10 out. 2020.
SENA, Anne Karoline Cantalice; ALBINO, Ângela Cristina Alves; RODRIGUES, Ana Cláudia da Silva. Redes políticas que influenciaram a elaboração da BNCC para o ensino médio: naturalização da filantropia e mercantilização do ensino público. Revista Espaço do Currículo, João Pessoa, v. 14, n. 1, jan./abr. 2021. ISSN2177-2886. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57809. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57809. Acesso em: 19 fev. 2022.
SILVA, Mônica Ribeiro da. A BNCC da reforma do Ensino Médio: o resgate de um empoeirado discurso. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 34, e. 214130, out. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-4698214130. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S010246982018000100301&lng=pt&nrm=iso. Acesso em: 10 dez. 2020.
SOARES, Murilo César. Análise de enquadramento. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antônio. (Org.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2011, p. 450-465.
TARLAU, Rebeca; MOELLER, Kathryn. O consenso por filantropia: como uma fundação privada estabeleceu a BNCC no Brasil. Currículo sem Fronteiras, v. 20, n. 2, p. 553-603, maio/ago. 2020. DOI: https://doi.org/10.35786/1645-1384.v20.n2.11. Disponível em: http://curriculosemfronteiras.org/vol20iss2articles/tarlau-moeller.pdf. Acesso em: 15 dez. 2020.
VENCO, Selma Borghi; CARNEIRO, Reginaldo Fernando. “Para quem vai trabalhar na feira... essa educação está boa demais”: a política educacional na sustentação da divisão de classes. Revista Horizontes, Bragança Paulista, v. 36, n. 1, p. 7-15, jan./abr. 2018. DOI: https://doi.org/10.24933/horizontes.v36i1.660. Disponível em: https://revistahorizontes.usf.edu.br/horizontes/article/view/660. Acesso em: 12 out. 2019.
VIMIEIRO, Ana Carolina; MAIA, Rousiley Celi Moreira. Análise indireta de enquadramentos da mídia: uma alternativa metodológica para a identificação de frames culturais. Revista Famecos, Porto Alegre, v. 18, n. 1, p. 235-252, jan./abr. 2011. DOI: https://doi.org/10.15448/1980-3729.2011.1.8810. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistafamecos/article/view/8810. Acesso em: 03 nov. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.