O DEBATE SOBRE O ESPAÇO GEOGRÁFICO
composições curriculares para um novo velho mundo Educação Básica
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i3.67295Palavras-chave:
Curriculo, Educação básica, Narrativas docentes, GeografiaResumo
Este artigo tem por objetivo desenhar o currículo vivido dentro de uma escola iguaçuana no que se refere ao ensino de geografia no primeiro segmento da educação básica. Entre vozes e reflexões, esse trabalho procura trazer às tácticas curriculares subversivas do corpo docente frente aos documentos norteadores que insistem em pensar a geografia de forma estancada da realidade num viés tradicionalista pautado numa mera memorização de conceitos em geral abstratos. Na contramão desse movimento o texto procura reconhecer toda a força que a escola pública vem exercendo todos os dias.
Downloads
Métricas
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.
BARONI, Patrícia. Saberes dos cotidianos: Tecendo Trilhas para novos modos de produção do conhecimento. REVELLI Revista de Educação, Linguagem e Literatura da UEG-Inhumas- v. 1, n. 2, outubro de 2009.
CERTEAU, Michel de. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
COSTA, Hugo Heleno Camilo; LOPES, Alice Casimiro. O conhecimento como resposta curricular. Revista Brasileira de Educação, v. 27, p. 1, 2022. Disponível em: << https://doi.org/10.1590/S1413-24782022270024>> DOI: https://doi.org/10.1590/s1413-24782022270025
GARCIA, Alexandra; REIS, Graça; BARONI, Patricia. Movimentos na produção de políticas curriculares do estado do Rio de Janeiro: pensando a qualidade a partir das escolas. Em aberto, Brasília, V33, n 109, p77-94. 2020. DOI: https://doi.org/10.24109/emaberto.v33i109.4512
GIARD, Luce. Artes de Nutrir. In: CERTEAU, Michel; GIARD, Luce; MAYOL, Pierre. A invenção do cotidiano 2:morar,cozinhar. Petrópolis: Vozes, 2018.p.211-233.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiências. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. O currículo como criação cotidiana. Petrópolis, RJ: DP et Alli, 2012.
SAMPAIO, Carmen Sanches, RIBEIRO, Tiago, SOUZA, Rafael de. Conversa como metodologia de pesquisa: uma metodologia menor? In: (orgs.). Conversa como metodologia de pesquisa: por que não? Rio de Janeiro: Ayvu, 2018.
SANTOS, Milton. Por uma outra geografia: Da crítica a geografia a uma geografia crítica. HUCITEC, 3 ed. São Paulo, 1986.
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. 8. ed. Rio de Janeiro: Record, 2001.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.