O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL E A CERTIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.32673

Palavras-chave:

Formação, Bourdieu, Cultura política, Certificação

Resumo

Esse estudo vem dimensionar as possibilidades teóricas da sociologia da educação de Pierre Bourdieu ao enfatizar a importância da educação escolar em seu papel de reprodução e de legitimação de estruturas sociais de exclusão. Conceitua o papel da cultura na disseminação da ciência e problematiza a certificação da profissionalização no alcance da qualificação e ajuste ao mercado de trabalho e de veiculação de uma nova cultura universitária e/ou ethos acadêmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Noádia Munhoz Pereira, Universidade Federal de Uberlândia, Brasil.

Doutora em educação pela Universidade Federal de Uberlândia.

Referências

BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Textos fundantes de educação. Tradução de Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Banjamim Garcia e Ana Maria Baeta. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Ed. Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro. 1989, (159p)

BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção estudos; 20/dirigida por J. Guinsburg).

BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Revisão Maria de Lurdes Afonso. Tradução Pedro Elói Duarte. Edições 70. LDA, out, 2004.

BOURDIEU, Pierre. (1930) Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução Marisa Correa. Campinas/SP: Papirus, 1996. (113p)

CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. André Rocha (org). Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.

CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação, set-dez, n. 24. ANPED, São Paulo (pp. 5-15), 2003.

CUNHA, Maria Amália de Almeida. O conceito de ‘capital cultural’ em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. In: Revista Perspectiva. Florianópolis, v.25, nº2, 503-524, jul./dez. 2007.

ELANE, Luís Rocha & MARQUES, Mara Rúbia Alves. A certificação escolar segundo Pierre Bourdieu: a educação superior e a contradição da legitimação profissional. In: Ensino Em Revista, v. 21, n. 2, p. 409-420, jul./dez, 2014.

HABERMAS, Jurgen. A idéia da universidade: processos de aprendizagem. In: Revista Brasileira e Estudos pedagógicos. Brasília. V. 74, p. 111-130. Jan./abr. 1993.

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra, outubro, 2008 [impresso].

SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar. Pela mão de Alice: o social e o político na pós‐modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez. 1997.

SILVA, Maria Vieira. Educação pública como direito: desafios às políticas governamentais na América Latina. In: Revista Educação & Filosofia. V.28. Número Especial, p.133-137, 2014.

Downloads

Publicado

28-04-2017

Como Citar

PEREIRA, N. M. O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL E A CERTIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 1, p. 123–131, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i1.32673. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/rec.v10i1.32673. Acesso em: 19 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.