O CONCEITO DE CAPITAL CULTURAL E A CERTIFICAÇÃO DA PROFISSIONALIZAÇÃO EM PIERRE BOURDIEU
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v10i1.32673Palavras-chave:
Formação, Bourdieu, Cultura política, CertificaçãoResumo
Esse estudo vem dimensionar as possibilidades teóricas da sociologia da educação de Pierre Bourdieu ao enfatizar a importância da educação escolar em seu papel de reprodução e de legitimação de estruturas sociais de exclusão. Conceitua o papel da cultura na disseminação da ciência e problematiza a certificação da profissionalização no alcance da qualificação e ajuste ao mercado de trabalho e de veiculação de uma nova cultura universitária e/ou ethos acadêmico.
Downloads
Métricas
Referências
BOURDIEU, Pierre. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino. Textos fundantes de educação. Tradução de Reynaldo Bairão; revisão de Pedro Banjamim Garcia e Ana Maria Baeta. 7ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BOURDIEU, Pierre. O poder simbólico. Tradução de Fernando Tomaz. Ed. Bertrand Brasil S.A. Rio de Janeiro. 1989, (159p)
BOURDIEU, Pierre. A economia das trocas simbólicas. Tradução Sérgio Miceli. São Paulo: Perspectiva, 2007. (Coleção estudos; 20/dirigida por J. Guinsburg).
BOURDIEU, Pierre. Para uma sociologia da ciência. Revisão Maria de Lurdes Afonso. Tradução Pedro Elói Duarte. Edições 70. LDA, out, 2004.
BOURDIEU, Pierre. (1930) Razões práticas: sobre a teoria da ação. Tradução Marisa Correa. Campinas/SP: Papirus, 1996. (113p)
CHAUÍ, Marilena. A ideologia da competência. André Rocha (org). Belo Horizonte: Autêntica Editora; São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2014.
CHAUÍ, Marilena. A universidade pública sob nova perspectiva. In: Revista Brasileira de Educação, set-dez, n. 24. ANPED, São Paulo (pp. 5-15), 2003.
CUNHA, Maria Amália de Almeida. O conceito de ‘capital cultural’ em Pierre Bourdieu e a herança etnográfica. In: Revista Perspectiva. Florianópolis, v.25, nº2, 503-524, jul./dez. 2007.
ELANE, Luís Rocha & MARQUES, Mara Rúbia Alves. A certificação escolar segundo Pierre Bourdieu: a educação superior e a contradição da legitimação profissional. In: Ensino Em Revista, v. 21, n. 2, p. 409-420, jul./dez, 2014.
HABERMAS, Jurgen. A idéia da universidade: processos de aprendizagem. In: Revista Brasileira e Estudos pedagógicos. Brasília. V. 74, p. 111-130. Jan./abr. 1993.
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar. A universidade no século XXI: para uma universidade nova. Coimbra, outubro, 2008 [impresso].
SANTOS, Boaventura de Sousa; ALMEIDA FILHO, Naomar. Pela mão de Alice: o social e o político na pós‐modernidade. 3. ed. São Paulo: Cortez. 1997.
SILVA, Maria Vieira. Educação pública como direito: desafios às políticas governamentais na América Latina. In: Revista Educação & Filosofia. V.28. Número Especial, p.133-137, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.