SILENCIAMENTOS NOS CURRÍCULOS OFICIAIS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA

as narrativas da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-AL

Autores

  • Diego dos Santos Alves Instituto Federal de Alagoas, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-9247-9965
  • Beatriz Medeiros de Melo Instituto Federal de Alagoas, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60707

Palavras-chave:

Narrativas, Currículo, Comunidades remanescentes quilombolas, Hist´ória oral

Resumo

O intenso processo de escravidão no Brasil lançou à exclusão as populações afro-brasileiras e africanas, que elaboraram estratégias de resistência para sobreviver à barbárie do sistema escravista. Assim como ontem, hoje os povos africanos e seus descendentes na Diáspora são desafiados a re-existir num cenário de negação de direitos básicos. Este artigo tece reflexões sobre a negação da memória e da história quilombola nos currículos oficiais. Inicialmente, examina as possibilidades de um currículo intercultural para o fomento da história e cultura quilombola nos contextos escolares. Em seguida, apresenta as narrativas dos moradores da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá/AL como caminhos possíveis para o diálogo com a memória quilombola. Ademais, analisa as condições de acesso à educação na comunidade, tendo por base as previsões legais da Educação Escolar Quilombola. O estudo ancora-se na metodologia da História Oral, com o emprego de entrevistas, sendo parte de uma investigação em nível de mestrado no âmbito do ProfEPT/Ifal, que resultou na elaboração de um vídeo documentário como Produto Educacional, contendo as memórias sociais daquela comunidade. Sem pretender encerrar as reflexões, indica caminhos para a inclusão da memória quilombola nos currículos.

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Biografia do Autor

Diego dos Santos Alves, Instituto Federal de Alagoas, Brasil.

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Alagoas e Docente do mesmo Instituto no campus Santana do Ipanema.

Beatriz Medeiros de Melo, Instituto Federal de Alagoas, Brasil.

Doutora em Sociologia pela Universidade Federal de São Carlos e Docente, Professora do Instituto Federal de Alagoas no campus de Viçosa, Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica e Colaboradora no Programa de Mestrado em Sociologia da Universidade Federal de Alagoas. 

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

DOS SANTOS ALVES, D. .; MEDEIROS DE MELO, B. SILENCIAMENTOS NOS CURRÍCULOS OFICIAIS E A EDUCAÇÃO ESCOLAR QUILOMBOLA: as narrativas da comunidade remanescente do Alto do Tamanduá-AL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–17, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14i3.60707. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/60707. Acesso em: 24 nov. 2024.