REDESCOBRINDO A IDENTIDADE BRASILEIRA

a introdução da disciplina Educação das relações Étnico raciais na formação de graduandos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57764

Palavras-chave:

Etnicidade, Formação profissional, Ensino Superior

Resumo

A materialização da temática das relações étnico-raciais introduzida no currículo escolar por meio das leis 10.639/2003 e 11.645/2008 têm sido um desafio na formação profissional em ensino superior, por ser um assunto de formação cidadã e não técnica, o qual, muitas vezes, não tem espaço no currículo profissional. Observando a importância da temática na formação de graduandos, este artigo tem o objetivo apresentar os desafios e as possibilidades de inserção dos conteúdos associados às relações étnico raciais nos currículos de ensino superior, apresentando a opção teórico-metodológica e os resultados alcançados em cursos de Agronomia, Zootecnia, Medicina Veterinária, Bacharelados e Licenciaturas de Biologia e Química.

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Biografia do Autor

Ana Cristina Silva Daxenberger, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Julio de Mesquita Filho e Professora Associada I da Universidade Federal da Paraíba.

Rosivaldo Gomes de Sá Sobrinho, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba e Professor Adjunto III da Universidade Federal da Paraíba.

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Publicado

24-03-2021

Como Citar

DAXENBERGER, A. C. S.; SOBRINHO, . R. G. de S. REDESCOBRINDO A IDENTIDADE BRASILEIRA: a introdução da disciplina Educação das relações Étnico raciais na formação de graduandos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 1, p. 1–9, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n1.57764. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/57764. Acesso em: 18 dez. 2024.