PEDAGOGIA DA/NA/PARA A LIBERDADE

uma perspectiva decolonial sobre o currículo escolar brasileiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.67578

Palavras-chave:

Currículo., Escola, Decolonial

Resumo

O presente artigo tem como objetivo refletir, no contexto da escola pública brasileira, a herança de um currículo escolar carregado de pressupostos coloniais, tradicionais e como reprodutora de culturas e saberes impostos pela lógica europeia. Como aporte teórico pautamo-nos em autores que argumentam ser imprescindível repensar o lugar da educação como espaço de ruptura de um status quo que desconsidera o sujeito conhecedor de sua própria realidade e inviabiliza os contextos de lutas dos que vivem às margens da sociedade. Nessa direção, partimos de um tema presente no currículo escolar brasileiro para uma proposta de educação decolonizadora, IN-Trans-disciplinar e transgressiva no intuito de abrir caminhos para novas práxis educativas.

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Biografia do Autor

Grassinete Carioca de Albuquerque Oliveira, Universidade Federal do Acre, Brasil.

 Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica e Professora  da Universidade Federal do Acre. 

Jacson da Silva Queiroz, Universidade Federal do Acre, Brasil

Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre e Pedagogo na Secretaria de educação e Desporto do Amazonas.

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Publicado

18-07-2024

Como Citar

OLIVEIRA, G. C. de A.; QUEIROZ, J. da S. PEDAGOGIA DA/NA/PARA A LIBERDADE: uma perspectiva decolonial sobre o currículo escolar brasileiro. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e67578 , 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.67578. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/67578. Acesso em: 20 jul. 2024.