QUANDO A REDE SOCIAL SE FAZ CURRICULO

pensando o Instagram na problematização do capacitismo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i2.70362

Palavras-chave:

capacitismo, Instagram, educação, inclusão

Resumo

Através das redes sociais, sujeitos com e sem deficiência têm protagonizado a discussão sobre inclusão. Este texto busca compreender como o perfil de Ivan Baron no Instagram atua como um currículo cultural para ensinar sobre capacitismo e inclusão. A pesquisa empreendeu uma análise qualitativa do perfil, inspirada na Netnografia. O Instagram apresentou-se como uma importante ferramenta pedagógica, com claro objetivo de ensinar sobre o capacitismo. Foram classificadas três categorias que se destacaram, tanto em termos de métricas quantitativas, como curtidas e visualizações, a saber: eventos cotidianos, humor e trends educativas. O perfil em questão demonstrou potencial na discussão e reflexão das variadas facetas do capacitismo, atuando divulgando e denunciando o tema que é, por vezes, tido como imperceptível ou ignorado.

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Biografia do Autor

Késia da Silva Xavier, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Allyson Carvalho Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutor em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

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Publicado

26-08-2024

Como Citar

XAVIER, K. da S.; ARAÚJO, A. C. QUANDO A REDE SOCIAL SE FAZ CURRICULO: pensando o Instagram na problematização do capacitismo. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 2, p. e70362, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i2.70362. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs/index.php/rec/article/view/70362. Acesso em: 19 out. 2024.