Práticas de avaliação no texto escrito de alunos surdos

Auteurs

  • Liliane Afonso de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Alini do Socorro Pinheiro Cruz Secretária de Educação do Estado do Pará
  • Maria de Fatima Afonso Veiga Centro Cultural Rosa Luxemburgo

DOI :

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65218

Résumé

Este artigo discute sobre materialidade escrita do aluno Surdo em momento de avaliação, em que aspectos como comunicação, cultura e metodologias de ensino tangenciam para o aspecto macro, ouvintista em detrimento do micro – Surdos. O estudo apoia-se, fundamentalmente, em Martín-Barbero (2009) e Moita Lopes (2006, 2013). Os procedimentos técnicos da pesquisa são de caráter bibliográfico e documental, pois a partir da amostra de uma produção textual de sujeito Surdo, e de dispositivos legais, bem como outros suportes epistemológicos temos pontos de intercessão cultural entre educador e educando. A relação da realidade evidenciada no texto analisado e a prática de avaliação empregada, traça aspectos que demarcam a regularidade avaliativa às produções textuais de alunos, e como tais materializações comunicacionais são regularmente, interceptadas em ambientes de ensino, repercutindo, na performance comunicacional da teia micro ao qual Surdos pertencem na sociedade.

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Bibliographies de l'auteur

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Docente do Curso de Letras e Letras Libras da UFRA, Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia – PA, liliane.afonso@ufra.edu.br;

Alini do Socorro Pinheiro Cruz, Secretária de Educação do Estado do Pará

Professora da Educação especial na Secretária de Educação do Estado do Pará, Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Univeridade da Amazônia – PA, alinipinheirop@gmail.com;

Maria de Fatima Afonso Veiga, Centro Cultural Rosa Luxemburgo

Assistente Social, fundadora do Centro Cultural Rosa Luxemburgo, na cidade de Ananindeua, Pará.

Publiée

2022-12-15

Comment citer

OLIVEIRA, L. A. de; CRUZ, A. do S. P. .; VEIGA, M. de F. A. . Práticas de avaliação no texto escrito de alunos surdos. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022002, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65218. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65218. Acesso em: 22 déc. 2024.

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