Práticas de avaliação no texto escrito de alunos surdos

Autores

  • Liliane Afonso de Oliveira Universidade Federal Rural da Amazônia
  • Alini Cruz Secretária de Educação do Estado do Pará
  • Fátima Afonso Centro Cultural Rosa Luxemburgo

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65218

Resumo

Este artigo discute sobre materialidade escrita do aluno Surdo em momento de avaliação, em que aspectos como comunicação, cultura e metodologias de ensino tangenciam para o aspecto macro, ouvintista em detrimento do micro – Surdos. O estudo apoia-se, fundamentalmente, em Martín-Barbero (2009) e Moita Lopes (2006, 2013). Os procedimentos técnicos da pesquisa são de caráter bibliográfico e documental, pois a partir da amostra de uma produção textual de sujeito Surdo, e de dispositivos legais, bem como outros suportes epistemológicos temos pontos de intercessão cultural entre educador e educando. A relação da realidade evidenciada no texto analisado e a prática de avaliação empregada, traça aspectos que demarcam a regularidade avaliativa às produções textuais de alunos, e como tais materializações comunicacionais são regularmente, interceptadas em ambientes de ensino, repercutindo, na performance comunicacional da teia micro ao qual Surdos pertencem na sociedade.

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Biografia do Autor

Liliane Afonso de Oliveira, Universidade Federal Rural da Amazônia

Docente do Curso de Letras e Letras Libras da UFRA, Doutora em Comunicação, Linguagens e Cultura pela Universidade da Amazônia – PA, liliane.afonso@ufra.edu.br;

Alini Cruz, Secretária de Educação do Estado do Pará

Professora da Educação especial na Secretária de Educação do Estado do Pará, Mestra pelo Programa de Pós Graduação em Comunicação, Linguagens e Cultura da Univeridade da Amazônia – PA, alinipinheirop@gmail.com;

Fátima Afonso, Centro Cultural Rosa Luxemburgo

Assistente Social, fundadora do Centro Cultural Rosa Luxemburgo, na cidade de Ananindeua, Pará.

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Publicado

2022-12-15

Como Citar

OLIVEIRA, L. A. de; CRUZ, A. do S. P. .; VEIGA, M. de F. A. . Práticas de avaliação no texto escrito de alunos surdos. DLCV, João Pessoa, PB, v. 18, p. e022002, 2022. DOI: 10.22478/ufpb.2237-0900.2022v18.65218. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/dclv/article/view/65218. Acesso em: 22 dez. 2024.