Dossiê: Cotidianos escolares, experimentações estéticas, resistência e produção de mundos

14-07-2023

O Corpo Editorial da Revista Espaço do Currículo (REC), convida pesquisadores e pesquisadoras a submeterem artigos para o dossiê temático “Cotidianos escolares, experimentações estéticas, resistência e produção de mundos", organizado pelas Profs. Drs. Alexandre Simão de Freitas (PPGE/UFPE) e Carlos Eduardo Ferraço (PPGE/UFES; PPGEduC/UFPE) e pela Profa. Dra. Conceição Gislâne Nóbrega Lima de Salles (PPGEduC/UFPE). O Dossiê objetiva apresentar pesquisas que têm como campo problemático diferentes processos de criação do aprenderensinar, destacando as experimentações estéticas que irrompem com os acontecimentos, com os encontros e com os fazeressaberes, em meio aos espaçostempos praticados nos múltiplos cotidianos das escolas. Trata-se de uma aposta ético-estético-política na potência das práticasteorias cotidianas que combatem determinismos, opressões, exclusões, entre outros tantos mecanismos de diminuição das vidas, produzindo, assim, outros sentidos de educação e de sociedade. Partimos da força da arte como um ato de resistência, como uma linguagem das sensações que nos força a pensar o mundo de outros modos e a experimentar outros possíveis de vida. Só com a arte podemos viver outros mundos que não o nosso. Como defendia Nietzsche, “temos a arte para não morrer da verdade”.

As submissões ocorrerão até dia 31 de outubro de 2023.

Normas para submissão podem ser encontradas no site da revista:

https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/about/submissions.

#UFPB #geppc #revistaespacodocurriculo #currículo #rec