CULTURA E PODER NA SALA DE AULA

Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.31557

Palavras-chave:

Resenha, Antonia Darder, Cultura e poder na sala de aula

Resumo

O impacto das políticas neoliberais no desmantelamento do Estado Social (Welfare State) nas nações ocidentais a que assistimos hoje em dia, com o consequente ataque à escola pública e drenagem suculenta do seu financiamento, tem efeitos particularmente perversos na educação de determinados grupos. As crianças pobres, de raças/etnias minoritárias e com antecedentes migratórios correm mais riscos de exclusão social, de frequentar escolas segregadas, de serem rotuladas como tendo necessidades especiais, de apresentar piores resultados escolares e maiores riscos de abandono escolar (WILKIN ET AL., 2011; KRASZEWSKA, 2011). A obra Cultura e poder na sala de aula: Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais, de Antonia Darder, denuncia, de um modo corajoso e descomprometido, a situação destas crianças (com ênfase nos EUA), escalpelizando as bases estruturais que explicam a sua situação de exclusão do direito a uma educação progressista, democrática, inclusiva, valorizadora da diversidade, emancipadora e transformadora.

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Referências

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Publicado

28-12-2016

Como Citar

MOREIRA, M. A. CULTURA E PODER NA SALA DE AULA: Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016. DOI: 10.15687/rec.v9i3.31557. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/31557. Acesso em: 18 dez. 2024.