CULTURA E PODER NA SALA DE AULA
Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v9i3.31557Palavras-chave:
Resenha, Antonia Darder, Cultura e poder na sala de aulaResumo
O impacto das políticas neoliberais no desmantelamento do Estado Social (Welfare State) nas nações ocidentais a que assistimos hoje em dia, com o consequente ataque à escola pública e drenagem suculenta do seu financiamento, tem efeitos particularmente perversos na educação de determinados grupos. As crianças pobres, de raças/etnias minoritárias e com antecedentes migratórios correm mais riscos de exclusão social, de frequentar escolas segregadas, de serem rotuladas como tendo necessidades especiais, de apresentar piores resultados escolares e maiores riscos de abandono escolar (WILKIN ET AL., 2011; KRASZEWSKA, 2011). A obra Cultura e poder na sala de aula: Bases educativas para a escolarização de estudantes biculturais, de Antonia Darder, denuncia, de um modo corajoso e descomprometido, a situação destas crianças (com ênfase nos EUA), escalpelizando as bases estruturais que explicam a sua situação de exclusão do direito a uma educação progressista, democrática, inclusiva, valorizadora da diversidade, emancipadora e transformadora.
Downloads
Métricas
Referências
DELPIT, Lisa. Other people’s children: cultural conflict in the classroom. New York and London: The New Press, 2006.
GIROUX, Henri. Education and the crisis of public values: challenging the assault on teachers, students, and public education. 2nd edition. New York: Peter Lang, 2015.
KRASZEWSKA, Katarzyna (em colaboração com Bettina Knauth e David Thorogood). Indicators of Immigrant Integration - A Pilot Study. Eurostat, European Commission. Luxembourg: Publications Office of the European Union, 2011. DOI: 10.2785/13779.
SKUTNABB-KANGAS, Tove; PHILLIPSON, Robert; MOHANTY, Ajit; PANDA, Minati (eds.). Social justice through multilingual education. Bristol: Multilingual Matters, 2009.
SKUTNABB-KANGAS, Tove. Educação através da língua dominante ou educação multilingue baseada na língua materna: Direitos Humanos Linguísticos e justiça social. In: MOREIRA, Maria Alfredo; ZEICHNER, Ken (orgs.). “Filhos de um Deus Menor”: Diversidade linguística e justiça social na formação de professores. Mangualde: Pedago, 2014.
TORRES SANTOMÉ, Jurjo. La justicia curricular. El caballo de Troya de la cultura escolar. Madrid: Morata, 2011.
ZEICHNER, Ken. Formação de professores para a justiça social. In: MOREIRA, Maria Alfredo; ZEICHNER, Ken (orgs.). “Filhos de um Deus Menor”: Diversidade linguística e justiça social na formação de professores. Mangualde: Pedago, 2014.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.