TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO

perspectivas para a docência na Educação Infantil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35502

Palavras-chave:

Formação Inicial de Professores. Docência na Educação Infantil. Memórias e Narrativas.

Resumo

Na articulação entre ensino e pesquisa, este artigo integra a rede dialógica sobre as práticas de memórias e narrativas como estratégias formativas, no contexto dos desafios conexos à formação de professores, em especial para a docência na Educação Infantil. Com referenciais teórico-metodológicos bakhtinianos, numa perspectiva de pesquisa qualitativa, analisamos dados decorrentes de procedimentos de elaboração de memoriais, desenvolvidos com um grupo de licenciandos em Pedagogia. A focalização das enunciações sobre as perspectivas profissionais assinala o reconhecimento de um campo de atuação, no bojo da afirmação da Educação Infantil como primeira etapa da Educação Básica.

Palavras-chave: Formação Inicial de Professores. Docência na Educação Infantil. Memórias e Narrativas.

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Biografia do Autor

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora no Departamento de Linguagens, Cultura e Educação e vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal do Espírito Santo.

Luciana Galdino, Rede Municipal de Ensino da Serra, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Professora e Pedagoga da Rede Municipal da Serra-ES. 

 

Marle Aparecida Fidéles de Oliveira Vieira, Rede Municipal de Ensino de Vitória, Brasil.

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória- ES. Professora da Rede Municipal de Vitória-ES. 

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Publicado

31-08-2017

Como Citar

CÔCO, V.; GALDINO, L.; VIEIRA, M. A. F. de O. TRAJETÓRIAS DE FORMAÇÃO: perspectivas para a docência na Educação Infantil. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 272–289, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35502. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35502. Acesso em: 16 dez. 2024.