AS DANÇAS POPULARES NA PERSPECTIVA DE CURRÍCULOS ANTIRRACISTAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v17i3.67138

Palavras-chave:

Danças populares, Currículos antirracistas, Educação Infantil

Resumo

O presente ensaio aborda perspectivas de currículos antirracistas no contexto da Educação Infantil tendo as danças populares como meio para a materialização de suas ações. Em diálogo com autores e autoras que discutem currículos, epistemologias e perspectivas decoloniais, objetiva reunir reflexões sobre arranjos curriculares outros, que contemplem as diversidades e as diferenças culturais por meio das danças populares afro-brasileiras, que historicamente têm sido silenciadas ou tratadas de maneira caricata e superficial nas instituições escolares. Em termos metodológicos, foram selecionadas referências para interlocuções que abarcam a perspectiva de ancoragem (estudos decoloniais), os tópicos articulados (currículo, práticas antirracistas e danças), as bases legais vinculadas (no caso, ao ensino da história e da cultura afro-brasileira) e dados contextuais, no horizonte de combinar descrição, análises e proposições na composição de reflexões situadas no campo da Educação Infantil. Conclui que o investimento na formação de professoras e professores é crucial no apoio ao trabalho pedagógico com as danças populares, na ampliação da visão de currículos e na educação antirracista.

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Biografia do Autor

Érica Bolzan, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Mestra em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professora do Instituto Federal do Espírito Santo.

Valdete Côco, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

André da Silva Mello, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil

Doutor em Educação Física pela Universidade Gama Filho. Professor da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

29-11-2024

Como Citar

BOLZAN, Érica; CÔCO, V.; MELLO, A. da S. AS DANÇAS POPULARES NA PERSPECTIVA DE CURRÍCULOS ANTIRRACISTAS COM A EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 17, n. 3, p. e67138, 2024. DOI: 10.15687/rec.v17i3.67138. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67138. Acesso em: 22 dez. 2024.