PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA?

da ausência e dos impactos no trabalho pedagógico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v10i2.35504

Palavras-chave:

Trabalho pedagógico. Pedagogia. Trabalho de pedagogas(os). Curso de Pedagogia.

Resumo

Esse artigo sistematiza pesquisa realizada nos últimos cinco anos, com o objetivo de estudar os movimentos de sentidos, a historicidade e o trabalho de pedagogas(os) (e, portanto, trabalho pedagógico) descritos nos projetos pedagógicos dos cursos de Pedagogia gaúchos. Com base nesse estudo inicial, objetivou-se entender qual concepção de Pedagogia e de trabalho pedagógico das futuras(os) pedagogas(os) estão na base da elaboração desses projetos pedagógicos e nos discursos de gestores desses cursos. Tratou-se, então, de um estudo, em que as técnicas de produção de dados foram a) análise documental de dezoito projetos pedagógicos disponibilizados nos sites dos cursos de Pedagogia ou enviados, por e-mail, por Instituições de Ensino Superior (IES), localizadas no Estado do Rio Grande do Sul; b) realização de entrevista, mediante aplicação de questionário, enviado por e-mail, para oito coordenadores desses cursos. A análise dos dados produzidos indicou que são cursos de graduação em Educação e não em Pedagogia, nos quais há, inicialmente, do ponto de vista curricular, ênfase nos fundamentos da educação e, somente no final do curso, acontece inserção profissional no campo de trabalho. Essa pesquisa, portanto, ao procurar produzir novos conhecimentos sobre o campo teórico e prático da Pedagogia, possibilitou que se elaborem bases para uma revisão das propostas pedagógicas dos cursos de Pedagogia, de modo a se tornarem práxis assentada na cientificidade quanto ao estudo dos fenômenos educacionais.

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Biografia do Autor

Liliana Soares Ferreira, Universidade Federal de Santa Maria, Brasil.

Doutora em Educação. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica da UFSM

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Publicado

31-08-2017

Como Citar

FERREIRA, L. S. PEDAGOGIA NOS CURSOS DE PEDAGOGIA? da ausência e dos impactos no trabalho pedagógico. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 174–190, 2017. DOI: 10.15687/rec.v10i2.35504. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/rec.v10i2.35504. Acesso em: 13 dez. 2024.