PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRICULAR

entre teorias e discursos

Autores

  • Elisandra de Souza Peres Universidade Federal de Santa Catarina
  • José Carlos Bernardino Morgado Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41990

Palavras-chave:

Emancipação, Currículo, Prática pedagógica

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma investigação – um estudo exploratório – acerca do conceito de emancipação nos domínios da produção do conhecimento e da prática pedagógica realizada entre os anos de 2012 e 2013 na Universidade do Minho, em Portugal. Com base em uma acurada pesquisa bibliográfica e na perspectiva de alguns professores das Universidades do Minho e do Porto, buscou-se compreender como se dimensiona o conceito de emancipação tanto no plano teórico como no plano das práticas curriculares desenvolvidas nas instituições educativas. Em termos metodológicos, recorreu-se aos métodos de pesquisa teórica e de campo, com a realização de entrevistas semiestruturadas com os educadores, a fim de averiguar que perspectivas adotam em suas produções teóricas e como configuram suas práticas e a organização curricular no âmbito da emancipação. Buscou-se conhecer como os professores trabalham o conceito de emancipação e de que forma o fazem. Os resultados demonstraram que a emancipação é um elemento estruturante da teorização crítica na produção de conhecimento, tanto no campo da educação quanto no campo do currículo, interferindo na forma como os educadores organizam suas práticas curriculares. Na visão dos entrevistados, a emancipação tem sido compreendida e posta em perspectiva como sinônimo de educação crítica, reflexiva, transformadora. É concebida como uma possibilidade para consubstanciar reflexões críticas e operar mudanças nos indivíduos – no sentido do esclarecimento e do desenvolvimento do pensamento crítico – e, por conseguinte, como finalidade da prática pedagógica e curricular orientada à transformação da educação e da própria sociedade. 

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Biografia do Autor

Elisandra de Souza Peres, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Mestre em Educação pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e Pedagoga pela Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc). Pesquisadora da UFSC nos Grupos GEPOC e Itinera. 

José Carlos Bernardino Morgado, Universidade do Minho

Professor do Departamento de Estudos Curriculares e Tecnologia Educativa do Instituto de Educação da Universidade do Minho (Uminho). Doutor em Educação pela Universidade do Minho, em Portugal.  

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Publicado

16-04-2020

Como Citar

PERES, E. de S.; MORGADO, J. C. B. PERSPECTIVAS DE EMANCIPAÇÃO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA E CURRICULAR: entre teorias e discursos. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 209–225, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.41990. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/41990. Acesso em: 26 dez. 2024.