QUATRO DÉCADAS DE INSTITUCIONALIZAÇÃO DO DISCURSO AMBIENTAL
lógicas integrativas e restaurativas em currículos educativos
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2018v3n11.43815Palavras-chave:
Educação Ambiental, Currículo, Lógica Integrativa, Lógica RestaurativaResumo
OA partir das críticas tecidas à institucionalização do discurso ambiental no currículo dos processos escolares de aprender-ensinar, apresentamos o número intitulado "Quatro décadas de institucionalização do discurso ambiental – lógicas integrativas e restaurativas em currículos educativos". O número tem como diferencial o objetivo de promover o diálogo e o debate sobre temáticas que estão associadas à configuração integrativa e restaurativas do discurso ambiental atual associada aos currículos. Ambas lógicas integrativa e restaurativas - não se configuram como algo excludente, ao contrário se inscrevem nas duas perspectivas, reciprocamente. De modo que os textos aqui apresentadas desafiam as expressões e compreensões de currículo, na mesma medida em que questionam a posição das escolas e das universidades ao repensar o ambiente desde diferentes epistemologias, atores sociais, natureza e animais não-humanos enquanto sujeitos de direitos.
Downloads
Métricas
Referências
ANDRADE, F. M. R.; CARIDE, J. A. Educação Ambiental e formação docente na Amazônia brasileira: contextos universitários e realidades cotidianas. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 17, n. 55, p. 1598-1618, dez., 2017.
CARIDE, J. A.; MEIRA, P. Educación Ambiental y desarrollo humano. Barcelona: Editorial Ariel, 2001.
CARSON, R. Primavera Silenciosa. São Paulo: Editora Gaia ltda, 2010.
FOUCAULT, M. Hay que defender la sociedad. Madrid: Ediciones Akal, 2003.
LEIS, H.R.; D’ AMATO, J.L. O ambientalismo como movimento vital: análise de suas dimensões histórica, ética e vivencial. In CAVALCANTI, C. (Org.). Desenvolvimento e Natureza: estudos para uma sociedade sustentável (pp. 77-103). São Paulo: Cortez, 1995.
MOLL, A. From sacracity to sustainability. Frankfurt: Peter Lang, 1991.
OLIVEIRA, F.A.G. O lugar do cuidado na construção de um veganismo crítico-interseccional. In OLIVEIRA, F.A.G. DIAS, M.C. (Org). Ética Animal: Um Novo Tempo (p.33-53). Rio de Janeiro: Livros Ilimitados, 2018.
REIGOTA, M. A floresta e a escolar: por uma educação ambiental pós-moderna. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
SAMPAIO, S. M.; GUIMARÃES, L. B. O dispositivo da sustentabilidade: pedagogias no contemporâneo. Perspectiva, v. 30, n. 2, p. 395-409, 2012.
SILVA, T. T. Documentos de identidade: uma introdução as teorias do currículo. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica: 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.