BACKGROUNDS, FOREGROUNDS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA

uma investigação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44942

Palavras-chave:

Base Nacional Comum Curricular, Background, Foreground, Educação Matemática Crítica

Resumo

A Base Nacional Comum Curricular é um documento de caráter normativo que objetiva nortear e uniformizar o que é ensinado nas escolas brasileiras, abrangendo todas as fases da Educação Básica. Devido a essa dimensão, a presente pesquisa tem como objetivo buscar e analisar aspectos ligados aos backgrounds, foregrounds e a Educação Matemática Crítica, presentes na Base Nacional Comum Curricular. Sendo assim, considera-se importante a presença dos backgrounds e foregrounds, pois estão relacionados com os experiências anteriores vivenciadas pelo individuo e as oportunidades propiciadas a partir de sua condição social, política e cultural, já a Educação Matemática Crítica demonstra sua importância para a formação de cidadãos críticos. A partir do exposto, constata-se a necessidade do documento norteador do trabalho pedagógico do professor, a Base Nacional Comum Curricular, apresentar aspectos que subsidiam a prática docente contendo orientações e exigências para auxiliar na promoção de uma educação pautada nessas ideias. O foco da análise será direcionado para a seção referente à Matemática, porém o documento será analisado em sua totalidade. Metodologicamente, esta é uma pesquisa de natureza qualitativa que utilizará a análise de conteúdo para categorizar e estruturar a análise proposta. Teoricamente, fundamenta-se nos estudos envolvendo a Educação Matemática Crítica, os backgrounds e foregrounds. A Base Nacional Comum Curricular apresenta aspectos ligados aos backgrounds, foregrounds e a Educação Matemática Crítica, evidenciando a importância da cidadania crítica, o respeito aos conhecimentos prévios e os significados produzidos pelos alunos.

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Biografia do Autor

Cecy Leite Alves Carreta, Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil.

Mestra em Ensino de Ciências e Matemática e professora da Universidade Cruzeiro do Sul - UNICSUL.

Cintia Aparecida Bento dos Santos, Universidade Cruzeiro do Sul, Brasil.

Doutora em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Cruzeiro do Sul e docente dos Programas de Ensino de Ciências e Ensino de Ciências e Matemática da mesma universidade.

Referências

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Publicado

14-11-2020

Como Citar

CARRETA, C. L. A.; SANTOS, C. A. B. dos. BACKGROUNDS, FOREGROUNDS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA: uma investigação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 662–669, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44942. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/44942. Acesso em: 24 dez. 2024.