v. 13 n. 3 (2020): CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS: possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária

					Visualizar v. 13 n. 3 (2020): CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS: possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária
Publicado: 16-11-2020

Apresentação

  • CURRÍCULOS, DOCÊNCIA E COTIDIANOS possibilidades emancipatórias em tempos de regulação autoritária

    Inês Barbosa de Oliveira, Patrícia Raquel Baroni
    341-344
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.56134

Seção Especial

Artigos

  • A “TIA DOS BICHOS” currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias

    Maria Luiza Süssekind, Clarissa Teixeira Lopes
    368-380
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51686
  • IKINS E ENCRUZILHADAS Orunmilá e Exu nos caminhos dos conhecimentos, educações e descolonização

    Luiz Rufino
    381-388
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54228
  • CONTOS DE FADAS CONTEMPORÂNEOS E ROTEIROS PERFORMÁTICOS DE GÊNERO possibilidades de re-existência à ofensiva antigênero

    Maria Beatriz Vasconcelos, Paula Myrrha Ferreira, Shirlei Rezende Sales, Maria Carolina Caldeira
    389-407
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54226
  • O PROJETO CANOEIRO travessias mitopoéticas da formação de professores/as indígenas

    Egle Wanzeler
    408-425
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53922
  • Os "SEM SENTIMENTOS" sujeitos em marginalização e a linguagem

    Gustavo Coelho, Priscila Reis, Aline Bemfica
    426-434
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52994
  • “DE VOLTA PARA O FUTURO” educação histórica e currículo em tempos de deslembrar

    Waldy Luiz Lau Filho
    435-445
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.50069
  • CURRÍCULO, TÁTICAS, RESISTÊNCIAS maneiras de fazer de estudantes egressos negros em tempos de regulação autoritária

    Patrícia Raquel Baroni, Deise Guilhermina da Conceição
    446-462
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53947
  • CURRÍCULO NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA análise de uma visita escolar a um aquário

    Franco Gomes Biondo, Maria Jacqueline Girão Soares de Lima
    463-477
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53945
  • ENSINO MÉDIO NOTURNO políticas educacionais e vida cotidiana nas escolas

    Amanda Souza, Inês Oliveira
    478-486
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54570
  • CURRÍCULOS OFICIAIS E PRATICADOS NA FORMAÇÃO DOCENTE EM HISTÓRIA NA FACULDADE DE FILOSOFIA SANTA DOROTÉIA

    Aline Nunes Ferreirinha de Souza, Inês Barbosa de Oliveira
    487-501
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54568
  • CANTOS DE ESPERANÇA negociando um currículo no cotidiano

    Leonardo Souza Oliveira, Marco Antonio Leandro Barzano
    502-516
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54114
  • EDUCAÇÃO DO CAMPO E CURRÍCULO território em disputa em uma escola de Campo Novo do Parecis-MT

    Ronaldo Eustáquio Feitoza Senra, Elane da Silva Matos Vilela
    517-530
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52181
  • CURRÍCULOS COTIDIANOS questões quanto aos processos formativos e a produção de conhecimentos com professores

    Alexandra Garcia, Nathália Azevedo Botelho
    531-543
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53206
  • O CURRÍCULO ALINHADO

    Mitsi Pinheiro de Lacerda
    544-556
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53996
  • VOCÊS VÃO ACOMPANHAR A TURMA DO PROJETO narrativas com uma turma de aceleração

    Graça Regina Franco da Silva Reis, Viviane Lontra Teixeira, Marina Santos Nunes de Campos
    557-572
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53954
  • AUTONOMIA CURRICULAR NO ENSINO MÉDIO INTEGRAL EM TEMPO INTEGRAL entre prescrições e desafios

    Leiri Ratti, Jane Mery Richter Voigt
    573-582
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51079
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES

    Andreia Teixeira Ramos, Soler Gonzalez
    583-591
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52828
  • UMA CONVERSA NO COTIDIANO ESCOLAR NO/DO ENSINO MÉDIO, CURRÍCULOS PENSADOSPRATICADOS E MOVIMENTOS DE (RE)EXISTÊNCIA

    Manoel de Souza Araújo, Rafael Marques Gonçalves
    592-602
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52791
  • A (IM)POSSIBILIDADE DA EDUCAÇÃO INTEGRAL

    Talita Vidal Pereira, Marcio Bernardino Sirino
    603-612
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52844

Demanda Contínua

  • INFÂNCIA E CURRÍCULO desdobramentos da implementação do Ensino Fundamental de nove anos

    Kelen Antunes Lyrio, Angela Francisca Caliman Fiorio
    613-624
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53932
  • A CONCEPÇÃO DE CURRÍCULO NOS MATERIAIS FORMATIVOS DO PNAIC entre prescrições e “artes de fazer”

    Nathália Cristina Amorim Tamaio de Souza, Ana Lúcia Guedes-Pinto
    625-634
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.54217
  • COMPREENSÕES DE CURRÍCULO POR LICENCIANDOS DE QUÍMICA contribuições da formação inicial

    Indman Ruana Lima Queiroz, Elisa Prestes Massena
    635-648
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.41944
  • REAFIRMAÇÃO CRÍTICA DO CURRÍCULO A PARTIR DO REEXAME DAS TEORIAS CRÍTICAS GERAIS

    Júlio César Apolinário Maia, Guenther Carlos Feitosa de Almeida
    649-661
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44867
  • BACKGROUNDS, FOREGROUNDS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA uma investigação da Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio

    Cecy Leite Alves Carreta, Cintia Aparecida Bento dos Santos
    662-669
    DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.44942