CURRÍCULO NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA
análise de uma visita escolar a um aquário
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53945Palavras-chave:
Museu de ciência, Educação museal, Educação ambiental, Currículo museal, Currículos pensadospraticadosResumo
Este texto é derivado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar produções curriculares desenvolvidas em e a partir de visitas escolares ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio). Inicialmente discutimos a dimensão educativa dos museus de ciência para abordar a pedagogia museal. Em seguida, tecemos considerações sobre a noção de currículo museal. Localizamos essa discussão no âmbito do AquaRio a partir dos dados empíricos produzidos – por meio de uma investigação do site da instituição e da realização de entrevistas com professores – e analisados a partir da análise temática. Argumentamos que os sentidos valorizados nas exposições do AquaRio – embasadas nas Ciências da Natureza e na Educação Ambiental – podem ser ressignificados em cada mediação e em desdobramentos posteriores pelos praticantespensantes dos currículos escolares.
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