CURRÍCULO NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA

análise de uma visita escolar a um aquário

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53945

Palavras-chave:

Museu de ciência, Educação museal, Educação ambiental, Currículo museal, Currículos pensadospraticados

Resumo

Este texto é derivado de uma pesquisa que teve como objetivo investigar produções curriculares desenvolvidas em e a partir de visitas escolares ao Aquário Marinho do Rio de Janeiro (AquaRio). Inicialmente discutimos a dimensão educativa dos museus de ciência para abordar a pedagogia museal. Em seguida, tecemos considerações sobre a noção de currículo museal. Localizamos essa discussão no âmbito do AquaRio a partir dos dados empíricos produzidos – por meio de uma investigação do site da instituição e da realização de entrevistas com professores – e analisados a partir da análise temática. Argumentamos que os sentidos valorizados nas exposições do AquaRio – embasadas nas Ciências da Natureza e na Educação Ambiental – podem ser ressignificados em cada mediação e em desdobramentos posteriores pelos praticantespensantes dos currículos escolares.

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Biografia do Autor

Franco Gomes Biondo, Secretaria Municipal de Educação de Maricá, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal Fluminense e professor efetivo de Ciências na Rede Municipal de Maricá e na Rede Privada de Niterói.

Maria Jacqueline Girão Soares de Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

BIONDO, F. G.; LIMA, M. J. G. S. de. CURRÍCULO NA RELAÇÃO MUSEU-ESCOLA: análise de uma visita escolar a um aquário. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 463–477, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.53945. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/53945. Acesso em: 22 nov. 2024.