A “TIA DOS BICHOS”

currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias

Autores

  • Maria Luiza Süssekind Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil. https://orcid.org/0000-0002-7296-615X
  • Clarissa Teixeira Lopes Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51686

Palavras-chave:

Currículo, Desobediência, Solidariedade

Resumo

Apresentamos neste artigo, reflexões a partir da noção de desobediência dos praticantespensantes (OLIVEIRA, 2019) como recurso na luta emancipatória cotidiana pela democracia. Trazemos maneiras de fazer (CERTEAU, 2004) a docência nadacom uma favela tensionando com Santos (2010) a abissalidade do conhecimento curricular e dos direitos humanos, que produzem este território social como inexistente. Propomos com este relato, criar um teatro de ações (CERTEAU, 2004) que enreda as aprendizagensensinagens (SÜSSEKIND, 2012) da lei do morro nas práticas de conhecimento-emancipação solidário (SANTOS, 2000). Compreendendo os currículos como criações cotidianas nas redes de obediênciadesobediência (OLIVEIRA, 2012a, 2019) das comunidades escolares, buscamos desinvisibilizar os conhecimentos locais compartilhados nas práticas de espaço (CERTEAU, 2004) que teceram o pertencimento da professora ingressante no grupo social.

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Referências

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Publicado

17-10-2020

Como Citar

SÜSSEKIND, M. L.; LOPES , C. T. . A “TIA DOS BICHOS” : currículos em práticas de conhecimento-emancipação solidárias. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 368–380, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.51686. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/51686. Acesso em: 28 mar. 2024.