PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52828

Palavras-chave:

Cotidiano escolar, Currículo, Diálogo amoroso, Prática pedagógica, Resistência

Resumo

Este texto se interessa pelas práticas pedagógicas dialógicas realizadas com as turmas de graduação em licenciatura do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. A abordagem teórico-metodológica do artigo se aproxima do pensamento de Paulo Freire conectado com os estudos com os cotidianos de Nilda Alves e Inês Barbosa de Oliveira. Nosso desejo é expor as práticas pedagógicas dialógicas como possibilidade de criação de currículos nos cotidianos escolares. Na produção de dados contamos com atividade em sala de aula e em outros espaços de convivências, aula de campo e visita pedagógica, apresentadas aqui em forma de narrativas ficcionais. Com o exercício de situações concretas vividas pelos sujeitos históricos e pensantespraticantes que intervêm no mundo e com o mundo, afirmamos como pesquisador e pesquisadora nosso comprometimento político com as dimensões éticas e teóricas da educação, sendo o diálogo amoroso e a alegria, para nós, fundamentos da educação como prática de liberdade, e um modo de resistência diante das formas de opressão e poder impostas pelo autoritarismo do regime patriarcal capitalista de supremacia branca.

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Biografia do Autor

Andreia Teixeira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo, Barsil.

Doutora em Educação pela Universidade de Sorocaba e professora substituta do Departamento de Teorias do Ensino e Práticas Educacionais do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

Soler Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e professor do Departamento de Educação, Política e Sociedade do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo.

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Publicado

09-11-2020

Como Citar

RAMOS, A. T.; GONZALEZ, S. . PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIALÓGICAS COMO POSSIBILIDADE DE CRIAÇÃO DE CURRÍCULOS NOS COTIDIANOS ESCOLARES. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 3, p. 583–591, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n3.52828. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/52828. Acesso em: 26 dez. 2024.