CRIAÇÕES CURRICULARES COM OUTRAS ECOLOGIAS NAS REDES COTIDIANAS

diálogos amorosos no esperançar por uma educação ambiental antirracista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.67280

Palavras-chave:

Criações curriculares., Práticas pedagógicas nas redes cotidianas., Outras Ecologias e Educação Ambiental Antirracista.

Resumo

Este texto tem o interesse de apresentar as possibilidades de criações curriculares com outras ecologias nas redes educativas a partir de práticas pedagógicas realizadas com as andarilhagens de um grupo de pesquisa envolvendo também o ensino e a extensão universitária. O objetivo do artigo é apresentar as pesquisas praticadas por professores/as pesquisadores/as, que compõem o referido grupo e atuam nas redes de escolas públicas da educação básica. Nosso apoio teórico-metodológico tem inspiração na pedagogia de Paulo Freire com as noções de diálogo amoroso e de esperançar, assim como os estudos com os cotidianos e as pesquisas narrativas, com Nilda Alves e Marcos Reigota.  Além disso, nosso aporte epistemológico é atravessado pelas ideias de Carolina Maria de Jesus, Conceição Evaristo, Ailton Krenak e Malcom Ferdinand.  Nesse cenário, os resultados das pesquisas do grupo citado são criações curriculares e modos de resistências tecidos com os sujeitos da história nos múltiplos espaçostempos nas redes educativas, amparados na educação das relações étnico-raciais, numa educação ambiental antirracista e em outras ecologias cotidianas insubmissas. Assim, os produtos educacionais elaborados pelas pesquisas foram também procedimentos metodológicos, dentre eles, o uso de drone em aula de campo, cartões postais, cartas pedagógicas, podcast, oficinas de cinema de animação, cineconversas, imagens, narrativas, filmes. Por fim, a partir disso defendemos outras criações curriculares que possibilitem e apostem em ideias e sonhos em prol de uma sociedade mais solidária, igualitária, justa, antirracista e anticolonial no exercício de esperançar para adiar o fim do mundo. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Andreia Teixeira Ramos, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade de Sorocaba e Professora da Universidade Federal do Espírito Santo.

Soler Gonzalez, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor pela mesma instituição.

Victor de Jesus, Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil.

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo e Professor pela mesma instituição.

Referências

ALVES, Nilda. Sobre as razões das pesquisas nos/dos/com os cotidianos. In: GARCIA, Leite Regina. (Org.) Diálogos cotidianos. Petrópolis, RJ: DP ET Alii, Rio de Janeiro: FAPERJ, 2010.

ALVES, Nilda (et al). Imagens e sons de movimentos migratórias no cinema e nas escolas. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica, Salvador, v. 03, n. 07, p. 221-234, jan./abr. 2018.

ALVES, Nilda. Práticas pedagógicas em imagens e narrativas: memórias de processos didáticos e curriculares para pensar as escolas hoje. São Paulo: Ed. Cortez, 2019.

BAPTISTA, Letícia Lopes Bortolotti. Ecologias infantis e práticas pedagógicas de educação ambiental nos cotidianos da educação infantil. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023, 273 p.

BARCHI, Rodrigo; RAMOS, Andreia Teixeira; GONZALEZ, Soler. Ecologias e democracias: redes educativas e alternativas políticas cotidianas dos Narradores da Maré. Reflexão e Ação, v. 30, n. 3, p. 69-91, 20 dez. 2022.

BRASIL. Lei 10.639, de 09 de janeiro de 2003. Altera a Lei nº 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira” [...]. Brasília, DF: Presidência da República [2003]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2003/l10.639.htm. Acesso em: 19 nov. 2021.

BRASIL. Lei 11.645, de 10 de março de 2008. Altera a Lei n o 9.394 [...] para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro- Brasileira e Indígena”. Brasília, DF: Presidência da República [2008]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11645.htm. Acesso em: 19 nov. 2021.

EVARISTO, Conceição. Insubmissas lágrimas de mulheres. Rio de Janeiro: Malê, 2016a.

EVARISTO, Conceição. Olhos d’água. Rio de Janeiro: Pallas, 2016b.

EVARISTO, Conceição. Becos da Memória. Rio de Janeiro: Pallas, 2017a.

EVARISTO, Conceição Histórias de leves enganos e parecenças. Rio de Janeiro: Pallas, 2017b.

EVARISTO, Conceição Poemas da recordação e outros movimentos. Rio de Janeiro: Pallas, 2017c.

EVARISTO, Conceição Ponciá Vicêncio. Rio de Janeiro: Pallas, 2017d.

EVARISTO, Conceição. Conceição Evaristo: Escrevivência - Episódio 01 da série Ecos da Palavra. Instituto Tear. 25/09/2017e. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=4EwKXpTIBhE>. Acesso em: 3 de abril de 2021.

FARIAS, Fledson Silva. Educações ambientais políticas com os usos de drones e artefatos tecnoculturais na reserva de desenvolvimento sustentável dos manguezais de Cariacica e nos cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021, 205 p.

FARIA, Fledson; GONZALEZ, Soler. Educação ambiental no cotidiano escolar com uso de drones e aparatos tecnológicos na reserva de desenvolvimento sustentável dos manguezais de Cariacica-ES. Tekoporá. Revista Latino-Americana de Humanidades Ambientais e Estudos Territoriais. ISSN 2697-2719, v. 4, não. 2/1, pág. 163-180, 10 dez. 2022a.

FARIA, Fledson; GONZALEZ, Soler. Educações Ambientais Com O Uso De Drones E Artefatos Tecnoculturais Nos Manguezais De Cariacica Com Os Cotidianos Escolares. Vitória: Pedregulho, 2022b. 170 p.

FERDINAND, Malcom. Uma ecologia decolonial: pensar a partir do mundo caribenho. São Paulo: Ubu Editora, 2022. 320 p.

FERNANDES, Olga Rodrigues Vicente. Dos Encantos às Problemáticas Ecológicas de Guarapari: Reflexões e Saberes nos Cotidianos Escolares a Partir De imagens narrativas. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022, 150 p.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 1996.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo, SP: Paz e Terra, 2009.

FREIRE, Paulo. Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 58º ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014a.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos: São Paulo: Paz e Terra, 2014b.

FREIRE, Paulo. Cartas a Cristina: Reflexões sobre minha vida e minha práxis. São Paulo: Paz e Terra, 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 55. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2017. 143p.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Dialogando com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011a.

FREIRE, Paulo; GUIMARÃES, Sérgio. Aprendendo com a própria história. São Paulo: Paz e Terra, 2011b.

FRANSCICO, Gabriel Lecoque. Cineconversas e imagensnarrativas em práticas pedagógicas de educação ambiental nos cotidianos escolares de Vila Velha, ES. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023, 151 p.

GAMA, Raphael da Silva. Educação Ambiental e o Racismo Ambiental no Bairro José de Anchieta - Serra/ES e nos Cotidianos Escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022, 118 p.

GONZALEZ, Soler. Educação ambiental autopoiética entre manguezais, redes cotidianas escolares e práticas pesqueiras. In: Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós- Graduação e Pesquisa em Educação, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia/UFG, 2013a.

GONZALEZ, Soler. Educação ambiental autopoiética com as práticas do bairro Ilha das Caieiras entre os manguezais e as escolas. 2013b. 159 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Espírito Santo, Centro de Educação.

GONZALEZ, Soler. Verbete ‘o outro como legítimo outro’. In: Graça Reis; Inês Barbosa de Oliveira; Patricia Baroni. (Org.). Dicionário de pesquisa narrativa. 1ed. Rio de Janeiro: Ayvu, 2022.

GONZALEZ, Soler; RAMOS, Andreia Teixeira. Educação Ambiental autopoiética em redes de conversações na vida cotidiana. Textura, n. 30, jan./abr. 2014.

GONZALEZ, Soler, RAMOS, Andreia Teixeira. Educação ambiental nas redes educativas do grupo de pesquisa Territórios de Aprendizagens Autopoiéticas. REMEA - Revista Eletrônica Do Mestrado Em Educação Ambiental, 38(3), 73–97, 2021. https://doi.org/10.14295/remea.v38i3.13414

GONZALEZ, Soler; BARCHI, Rodrigo. Experiências em educações ambientais nos encontros de dois geógrafos ecologistas. Ambiente & Educação, [S. l.], v. 27, n. 1, p. 1–26, 2022. DOI: 10.14295/ambeduc.v27i1.13243. Disponível em: https://periodicos.furg.br/ambeduc/article/view/13243. Acesso em: 10 jul. 2023.

HOOKS, bell. Ensinando a transgredir - a educação como prática da liberdade. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2013.

INSTITUTO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO E ARQUITETÔNICO - IPHAN. Portal. Ofício das Paneleiras de Goiabeiras. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/51>. Acesso em: 9 de fevereiro de 2017.

º DE AGOSTO, ‘DIA DAS DESFIADEIRAS DE SIRI’. Disponível em: https://www.vitoria.es.gov.br/noticia/dia-das-desfiadeiras-de-siri-e-celebrado-nesta-terca-feira-24098 Acesso em: 10. abr. 2023.

JESUS, Carolina Maria de. Quarto de despejo: diário de uma favelada. 10 ed. -. São Paulo: Ática, 2014a.

JESUS, Carolina Maria de. Diário de Bitita. São Paulo: SESI - SP Editora. 2014b.

JESUS, Victor de. Coisas negras no quarto de despejo: saneando subjetividades, corpos e espaços. 2017. 146 f. Dissertação (Mestrado em Planejamento Urbano e Regional) –Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.

JESUS, Victor de. Racializando o olhar (sociológico) sobre a saúde ambiental em saneamento da população negra: um continuum colonial chamado racismo ambiental. Saúde e Sociedade, v.29, n.2, e180519, 2020a. Disponível em https://doi.org/10.1590/S0104-12902020180519.

JESUS, Victor de. Provoca-Ações sobre Racismo Ambiental. Revista Mov., n. 2, p. 32-33, 2021. Disponível em https://issuu.com/mov.cidade/docs/revista_mov_-_digital2

JESUS, Victor de. O racismo institucional das políticas públicas como entrave da cidadania brasileira: uma análise das políticas de saneamento básico. Sinais - Revista de Ciências Sociais, v.1, n.24, p. 98-117, 2020b. Disponível em https://periodicos.ufes.br/sinais/article/view/33556

JESUS, Victor de. O cheiro do racismo na cultura político-afetiva higienista brasileira: o saneamento do corpo-dejeto. Psicologia & Sociedade, v. 34, e257400, 2022a. Disponível em https://doi.org/10.1590/1807-0310/2022v34257400

JESUS, Victor de. O racismo ambiental dos navios de lixo no quarto de despejo: a geopolítica neocolonial ambientalmente tóxica do descarte de resíduos nos países “lixeiras do mundo”. Revista da ABPN, v. 14, n. Ed. Especial, p. 25-51, 2022b. Disponível em https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1329/1290

JESUS, Victor de. O racismo mata! Uma Sociologia Forense do genocídio da população negra brasileira. 2022c. 209 f. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2022c.

JESUS, Victor de. O racismo mata! Spotify (Playlist), 75 músicas, 6h:5min. 2022d. Disponível em https://open.spotify.com/playlist/0mvjqC0gkxj7uyJULmn2wh?si=AFpe2cFLRbCU9dsSmnPZbw

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

KRENAK, Ailton. A vida não é útil. 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2020.

KRENAK, Ailton. Futuro ancestral. 1ª edição, São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

MACIEL, Cleber. Negros no Espírito Santo. Oswaldo Martins de Oliveira (Org.). Arquivo Público do Estado do Espírito Santo. 2 ed. 2016.

MATURANA, Humberto. Emoções e linguagens na educação e na política. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.

MATURANA, Humberto. A ontologia da realidade. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

MATURANA, Humberto. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006.

NARRADORES DA MARÉ. In: SPOTIFY. [S. l.], [página criada em 2021] Disponível em: https://open.spotify.com/show/512E8eKQkvNbJXxBfLG0Et. Acesso em: 12 fev. 2023.

NARRADORES DA MARÉ. In: YOUTUBE. [S. l.], [página criada em 2015] Disponível em: https://www.youtube.com/@narradoresdamare3973

NARRADORES DA MARÉ. In: FACEBOOK. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out.

Disponível em: https://www.facebook.com/Narradores-da-Mar%C3%A9-

Acesso em: 12. ago. 2021.

NARRADORES DA MARÉ. In: BLOGSPOT. Espírito Santo, [página criada em 2014] 27 out.

Disponível em: http://narradoresdamare.blogspot.com/. Acesso em: 12 ago. 2021.

NARRADORES DA MARÉ. In: INSTAGRAM. [S. l.], [página criada em 2020] Disponível em:

https://www.instagram.com/narradoresdamare/?hl=pt-br. Acesso em: 12 ago. 20

OLIVEIRA, Inês Barbosa; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: Editora CRV, 2019.

RAMOS, Andreia Teixeira. Educação ambiental entre práticas culturais cotidianas dos mascarados do congo. In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 36., 2013, Goiânia. Anais [...]. Goiânia: Universidade Federal de Goiás, Campus Samambaia/UFG, 2013a.

RAMOS, Teixeira Andreia. Educação ambiental entre os carnavais dos amores com os mascarados do congo de Roda D’Água. 2013. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação) Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2013b.

RAMOS, Teixeira Andreia. Mulheres no congo do Espírito Santo: práticas de re- existência ecologista com os cotidianos escolares. 2018. 319 f. Tese (Doutorado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação da Uniso, Universidade de Sorocaba, Sorocaba, São Paulo.

RAMOS, Teixeira Andreia. Narrativas autobiográficas de uma mulher negra: identidades sociais de raça e gênero. Travessias, Cascavel, v. 13, n. 3, p. 15-34, set./dez. 2019. Disponível em: http://www.unioeste.br/travessias. Acesso em: 17 de março de 2020.

RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres de Barro: análise fílmica de panelas, congo e amor. CAZÉ, Bárbara Maia Cerqueira (org.). Mulheres negras na tela do cinema. Vitória: Pedregulho, 2020a. p. 21-48.

RAMOS, Andreia Teixeira. Mulheres do congo: educação e outras ecologias. In: REUNIÃO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO- SUDESTE, 14., 2020, Rio de Janeiro. Anais [...]. Rio de Janeiro: Programas de Pós-Graduação PropED,

PPGedu e PPGECC, 2020b.

RAMOS, Andreia Teixeira. Marielle Franco, a potência da insubmissão! Sul-Sul - Revista De Ciências Humanas E Sociais, 1(Especial), p. 35-52, 2021a.

RAMOS, Teixeira Andreia. Geografia dos afetos - cartas, cartões postais, diário de campo e caderno de uma pesquisadora. Vitória: Pedregulho, 2021b. 196 p. Disponível em: https://www.editorapedregulho.com.br/downloads. Acesso em: 6 jul. 2021.

RAMOS, Andreia Teixeira. Pesquisa narrativa em diálogo com outras ecologias . In: REUNIÃO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM EDUCAÇÃO, 40., 2021, Belém. Anais [...]. Belém: Universidade Federal do Pará/UFPA, 2021c.

RAMOS, Andreia Teixeira. Verbete 'escrevivências'. In: graça reis; inês barbosa de oliveira; patricia baroni. (Org.). Dicionário de pesquisa narrativa. 1ed.Rio de Janeiro: Ayvu, 2023, v., p. 1-358.

RAMOS, Andreia Teixeira; GONZALEZ, Soler. EDUCAÇÃO AMBIENTAL NUMA PERSPECTIVA AUTOPOIÉTICA NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES/AS. Pró-discente (Online), v. 18, p. 52-65, 2012.

REIGOTA, Marcos. Ecologistas. Santa Cruz do Sul: Edunisc, 1999.

REIGOTA, Marcos. A contribuição política e pedagógica dos que vêm das margens. Teias, Rio de Janeiro, ano 11, n. 21, p. 1-6, jan./abr. 2010. Disponível em:

<http://periodicos.proped.pro.br/index.php/revistateias/article/viewFile/533/446>. Acesso em: 31 jul. 2013.

REIGOTA, Marcos. O que é Educação Ambiental. São Paulo: Brasiliense, 2012. (Coleção Primeiros Passos; 292).

REIGOTA, Marcos. Aspectos teóricos e políticos das narrativas: ensaio pautado em um projeto transnacional. In: CORDEIRO, R. KIND, L. (Org). Narrativas, gênero e política. Curitiba: CRV, 2016. p. 49-66.

RIBEIRO, Marcia Cristina Mazocco. Entre fios, nós e educações ambientais: narrativas ecologistas de mulheres de Cariacica. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)

— Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2021.

SILVEIRA, Roberto Márcio da. Geografia das cores: práticas pedagógicas libertárias e ecologistas em educação nos cotidianos escolares. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação). Universidade Federal do Espírito Santo. Vitória, 2019, 160 p.

SILVEIRA, Roberto Márcio da Silveira; GONZALEZ Soler. Reinventando geografias e ecologias com a própria história: caderno-catálogo educativo. Organização de Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, 2019. 34 p.

SANTOS, Edilene Machado dos. Cartografias e narrativas das educações ambientais e ecologias insubmissas nos cotidianos das mulheres na bacia do rio formate, Viana (ES). Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2020, 212 p.

SANTOS, Edilene Machado dos; GONZALEZ, Soler. Educações ambientais e ecologias insubmissas nos cotidianos das mulheres na bacia do rio Formate, Viana, (ES). Campos dos Goytacazes, RJ: Encontrografia Editora, 2022. Disponível em: < https://encontrografia.com/wp-content/uploads/2022/10/ebook_educacoes-ambientais.pdf >. Acesso em: 03 mar. 2023.

SANTOS, Simara Santos. Ecoformação de professoras no território do brincar: saberes tecidos com as infâncias de uma escola de educação infantil no município de Domingos Martins/ES. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação) — Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2023, 238 p.

STRECK, Danilo; REDIN, Euclides; ZITKOSKI, Jaime José (orgs.). Dicionário Paulo Freire. 2. ed., rev. amp. 1. reimp. – Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010.

Downloads

Publicado

31-08-2023

Como Citar

RAMOS, A. T.; GONZALEZ, S.; JESUS, V. de. CRIAÇÕES CURRICULARES COM OUTRAS ECOLOGIAS NAS REDES COTIDIANAS: diálogos amorosos no esperançar por uma educação ambiental antirracista. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–20, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.67280. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/67280. Acesso em: 22 nov. 2024.