v. 15 n. 1 (2022): CURRÍCULOS, INTERSECCIONALIDADES E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM EDUCAÇÃO

					Visualizar v. 15 n. 1 (2022): CURRÍCULOS, INTERSECCIONALIDADES E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM EDUCAÇÃO
Publicado: 30-04-2022

Apresentação

  • CURRÍCULOS, INTERSECCIONALIDADES E PRÁTICAS ANTIRRACISTAS EM EDUCAÇÃO

    Allan Carvalho Rodrigues, Luís Paulo Cruz Borges, Tiago Ribeiro
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.63252

Artigos

  • “TODOS TÊM A MESMA COR”? Um levantamento sobre a produção científica da psicologia brasileira sobre branquitude

    Liandra Lima Carvalho, Márcia Ribeiro Ramos
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62808
  • CURRÍCULO, CULTURA E ANCESTRALIDADE o Projeto Africanidades como presente enunciativo

    Luciane dos Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62867
  • VELHA ROUPA COLORIDA desafios a um currículo de História antirracista

    César Augusto Pereira Coelho, Marcus Leonardo Bomfim Martins
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62946
  • O CURRÍCULO COMO NARRATIVA ÉTNICO-RACIAL implicações afrocentradas para a formação de professores

    Marcos Vinicius Marques da Silva, Edinólia Lima Portela
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62557
  • INTERSECCIONALIDADES E SURDEZ em busca de um bilinguismo antirracista e anticapacitista

    Aline Gomes da Silva, Tiago Ribeiro
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62845
  • EU SOU PRETA, MINHA BOCA É MARROM... SOU IGUAL Á PRETINHA DA HISTÓRIA!

    Joana Paula dos Santos Gomes de Oliveira, Maria Teresa Esteban
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62874
  • A REPRESENTAÇÃO DAS MULHERES NOS LIVROS DIDÁTICOS DO PNLD CAMPO E SUAS POSSIBILIDADES

    Maria Luíza Lucas dos Santos, Maritza Maciel Castrillon Maldonado, Odimar João Peripolli
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62817
  • PANTERA NEGRA um tecer e fiar de práticas para descolonização dos currículos

    Flávia Paola Félix Meira, Julvan Moreira de Oliveira
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62868
  • DECOLONIALIDADE E EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA

    Graça Regina Franco da Silva Reis, Isadora Azevedo, Marcia de Oliveira Maciel Franco Reis
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62996
  • CURRÍCULO E (DE)COLONIALIDADE indícios decoloniais nos cursos de licenciaturas

    Ruth Pavan
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62761
  • MAFROEDUC OLÙKỌ́ E A FORMAÇÃO DOCENTE AFROCENTRADA lugar de esperançar

    Raimunda Nonata da Silva Machado, Soraia Lima Ribeiro de Sousa
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62866
  • CORPOS QUE QUEBRAM interseccionalidade, fractalidade, interferência

    Lorraine Gonçalves, Victor Pereira de Sousa, Thiago Ranniery
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62931
  • NARRATIVAS DE MÉDICAS NEGRAS SOBRE SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO cor da pele, cabelo e resistência

    Maria Carolina Caldeira, Ieda Marisa Trindade Moreira de Abreu
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62844
  • PRÁTICAS ANTIRRACISTAS NOS PROCESSOS CURRICULARES COM AS REDES EDUCATIVAS COTIDIANAS DAS MULHERES NA BACIA DO RIO FORMATE

    Edilene Machado dos Santos, Soler Gonzalez
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62873
  • ENTRE O SEMBA E O FUNK a poética musical como fonte para se pensar o protagonismo negro no currículo escolar

    Diego dos Santos Alves, Jonatas Xavier de Souza
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.57736
  • ANÁLISE DE DADOS E POLÍTICAS PÚBLICAS ANTIRRACISTAS NA EDUCAÇÃO CARIOCA um estudo da GERER (SME-RJ)

    Jonê Carla Baião, Luan Ribeiro da Silva
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62872

Demanda Contínua

  • REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS currículo e práticas educacionais antirracistas

    Carla Maria Leidemer Bruxel, Vidica Bianchi, Eva Teresinha de Oliveira Boff
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62847
  • A CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO ENSINO BÁSICO E SUPERIOR reflexões na área STEM

    Manuel de Souza, Aline Dorneles
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62952
  • UMEI REGINA LEITE GARCIA “Qual o currículo daqui”? Narrativas curriculares na Educação Infantil

    Alexandra Garcia, Luziane Patricio Siqueira Rodrigues, Allan Rodrigues
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.63043
  • ARRANJOS CURRICULARES DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA PANDEMIA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NA AMAZÔNIA TOCANTINA

    José Damião Trindade Rocha
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.59861
  • PELA TOCA DO COELHO diossincrasias do currículo e do projeto político-pedagógico em cursos de licenciatura

    Pâmela Christina Gonçalves de Morais, Maria Antonia Ramos de Azevedo
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.58031
  • O CURRÍCULO CULTURAL DO SAMBA DE COCO possibilidades educativas

    Ana Paula Leandro da Silva, Ana Paula Abrahamian de Souza, Bruna Tarcília Ferraz
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.60918
  • DIVERSIDADE, DIREITOS HUMANOS E CURRICULO ESCOLAR primeiras aproximações ao objeto de estudo

    Jose Wilson Rodrigues de Melo
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.58160