REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS

currículo e práticas educacionais antirracistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62847

Palavras-chave:

Relações étnico-raciais, Educação antirracista, Identidade

Resumo

A educação antirracista combate todas as formas de expressão de racismo e busca promover o respeito e a valorização das diferentes culturas e identidades dos povos.  A Lei Federal 10.639/2003, modificada pela Lei 11.645/2008, estabelece a inclusão da história e a cultura afro-brasileira e indígena como temáticas obrigatórias, e contribui na valorização da cultura e da história negra e indígena. Este artigo objetiva refletir sobre as relações étnico-raciais para o desenvolvimento de um currículo escolar voltado à educação antirracista, por meio da análise de artigos, apresentados em um dossiê temático de um periódico nacional, que tratam de práticas e reflexões envolvendo as relações étnico-raciais. Usou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa. Os dados demonstram que as reflexões e práticas pedagógicas desenvolvidas em relação às questões étnico-raciais contribuem na valorização da história, da cultura e da identidade racial. Assim, a educação antirracista, que incorpora as relações étnico-raciais, deve estar contemplada no currículo escolar e ser desenvolvida nas práticas pedagógicas para combater a discriminação racial e promover a valorização da identidade negra e indígena.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Maria Leidemer Bruxel, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Mestre em Educação nas Ciências na Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul e Professora da Rede Municipal de São Martinho.

Vidica Bianchi, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

Eva Teresinha de Oliveira Boff, Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul, Brasil.

Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Professora da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul.

 

Referências

AGUIAR, José Vicente de Souza; OLIVEIRA, Kelly Almeida de; NASCIMENTO, Izaura Rodrigues do. O pensamento étnico-racial: o saber científico, as normas legais e a educação. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-22, 25 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19318. Acesso em: 28 mar. 2022.

ALMEIDA, Nara Cristina Fernandes; LEON, Adriana Duarte. As cotas raciais como um mecanismo de visibilidade e valorização social da população negra. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-13, 24 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19365. Acesso em: 28 mar. 2022.

ARAUJO, Débora Cristina de; ARAUJO, Eduardo da Silva. O Alfabetismo da Diáspora e a Educação das Relações Étnico-Raciais: aproximações teórico-metodológicas. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-17, 15 mar. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19345. Acesso em: 28 mar. 2022.

BACKES, José. Licínio. Sujeitos não hegemônicos na Pós-Graduação no Brasil e em Portugal: indígenas, angolanos, moçambicanos e timorenses. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-18, 15 mar. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19359. Acesso em: 28 mar. 2022.

BONIN, Iara Tatiana. “Demarcar as universidades”: povos indígenas e ações afirmativas na Pós-Graduação brasileira. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-26, 15 dez. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19422. Acesso em: 28 mar. 2022.

BOTELHO, Gabriela Rodrigues. Reflexões decoloniais sobre as relações étnico-raciais nas provas de espanhol do Enem (2010-2020). Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 4 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19389. Acesso em: 28 mar. 2022.

BRASIL. Lei Nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira”, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 8, p. 1, 10 jan. 2003.

BRASIL. Lei Nº 11.645, de 10 março de 2008. Altera a Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, modificada pela Lei n° 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir no currículo oficial da rede de ensino a obrigatoriedade da temática “História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena”. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, n. 48, p. 1, 11 mar. 2008.

BRASIL. Resolução Nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. Brasília: Conselho Nacional de Educação, Conselho Pleno, [2004]. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/res012004.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Base Nacional Curricular Comum. Secretaria da Educação Fundamental. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 28 mar. 2022.

CAETANO, Janaína Oliveira; GOMES, Suzete Araujo Oliveira; CASTRO, Helena Carla. Da marginalização à centralidade: a importância da representatividade negra na literatura infantojuvenil. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-22, 11 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18418. Acesso em: 28 mar. 2022.

CARVALHO, Odair França; SILVA, Genilda Maria da. O currículo para a formação de professores: tensões, disputas e perspectivas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n3.60874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/60874. Acesso em: 28 mar. 2022.

DANTAS JUNIOR, Jorge. Para um ensino de Física afrocentrado no currículo do Ensino Médio Integrado de um Instituto Federal. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-16, 4 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19347. Acesso em: 28 mar. 2022.

FERREIRA, Adicéa de Souza. Educação em saúde da população negra na Estratégia Saúde da Família. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-10, 22 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19336. Acesso em: 28 mar. 2022.

FERREIRA, Thais de Jesus; SILVA, Maria Cecilia de Paula. Poética do movimento e interculturalidade quilombola: corpo e danças decoloniais na perspectiva freireana. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-18, 31 jan. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18536. Acesso em: 28 mar. 2022.

FRANCISCO JUNIOR, Wilmo Ernesto. Educação antirracista: reflexões e contribuições possíveis do ensino de ciências e de alguns pensadores. Ciência & Educação, v. 14, n. 3, p. 397-416, 2008. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/PyFjT66TFDL7jSNfpWCgMGw/?lang=pt. Acesso em: 28 mar. 2022.

LIMA, Kelly Cristina Soares; PLASTER, Josiane Arnholz; SCHÜTZ-FOERSTE, Gerda M. A atualidade de Paulo Freire no “grito” sufocado dos oprimidos. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 18 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19386. Acesso em: 28 mar. 2022.

MACHADO, Adilbênia Freire; OLIVEIRA, Lorena Silva. Memórias ancestrais e filosofias africanas forjando caminhos para uma educação afrorreferenciada. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-15, 10 jan. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19478. Acesso em: 28 mar. 2022.

MELLO, Marina Pereira de Almeida; RIBEIRO, Samuel Dias. Representatividade, visibilidade e vocalidade: apontamentos sobre branquitude e produção acadêmica em eventos científicos, em tempos de educação remota. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-19, 18 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19450. Acesso em: 28 mar. 2022.

MIRANDA, Amanaiara Conceição de Santana; SANTOS, Luís Carlos Ferreira dos. Filosofia da educação a partir de outras paisagens: infâncias afro-brasileiras e pedagogia decolonial. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-12, 15 jan. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19434. Acesso em: 28 mar. 2022.

MONTEIRO, Pamela Tavares; ANJOS, José Luiz dos. Por uma Educação Física antirracista: o protagonismo da Ceafro de Vitória e de Cariacica no Espírito Santo. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-16, 4 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18323. Acesso em: 28 mar. 2022.

NASCIMENTO, Bianca Barreto do; SANTOS, Mariana Fernandes dos. O processo de orientação como estratégia de superação do racismo institucional: relatos de um encontro ancestral em um contexto de Pós-Graduação de um Instituto Federal. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 20 jan. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19574. Acesso em: 28 mar. 2022.

NASCIMENTO, Tainah Mota do; SILVA, Rodrigo Manoel Dias da. Eu era tudo aquilo que não desejavam para uma professora”: docência negra e lésbica na Educação Básica. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-13, 16 mar. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19334. Acesso em: 28 mar. 2022.

OLIVEIRA, Iris Verena; LIMA, Jeane Matos Araújo; SANTOS, Geniclécia Lima dos. “Escrevivências” e afectos literários entre universidade e escola. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-19, 9 dez. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18362. Acesso em: 28 mar. 2022.

PONCE, Branca Jurema; FERRARI, Alice Rosa de Sena. Educação para a superação do racismo no contexto de uma escola pública. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 4 dez. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19390. Acesso em: 28 mar. 2022.

RIBEIRO, Matilde. Mulheres negras em movimento: criações individuais e coletivas por vidas com dignidade e direitos. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-18, 16 nov. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19374. Acesso em: 28 mar. 2022.

RODRIGUES, Cíntia Régia; FABRÍCIO, Edison Lucas. Disponível em: Acesso em 1 mar. 2022. “Eu não sei se posso dizer que não sou racista”: narrativas discentes sobre história da cultura afro-brasileira e indígena na Educação Superior. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 22 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19330. Acesso em: 28 mar. 2022.

RODRIGUES, Renata Cordeiro; BARBALHO, Alexandre Almeida. A obrigatoriedade da temática história e cultura afro-brasileira e indígena na rede de ensino: um estudo sobre a implementação da Lei Nº 11.645/08 no conteúdo programático das escolas públicas de Caucaia. Conhecer: Debate entre o Público e o Privado, v. 6, n. 17, p. 199-219, 2016. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/revistaconhecer/article/view/614. Acesso em: 28 mar. 2022.

SANTOS, Adriana Regina de Jesus et al. Questões étnico-raciais no ambiente escolar: reflexões a partir de teses e dissertações sobre práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação Básica. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-16, 6 dez. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18338. Acesso em: 28 mar. 2022.

SILVA, Florisbete de Jesus; CAMPOS, Leonardo Lacerda. A significação do negro em materiais didáticos: uma análise semântica de atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-19, 28 dez. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19492. Acesso em: 28 mar. 2022.

SILVA, Giovanna Santos da; MARTINS, Edna. Práticas educativas de professores e famílias nos processos de construção de identidade das crianças negras. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-20, 16 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19451. Acesso em: 28 mar. 2022.

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

SILVEIRA, Keylla Amélia Dares; ALVIANO JÚNIOR, Wilson. Educação para as Relações Étnico-Raciais nas pesquisas em Educação Física e formação inicial: um estado do conhecimento. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-21, 19 nov. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19419. Acesso em: 28 mar. 2022.

SOUSA, Ana Laura Bonini Rodrigues de; CASTRO, Rosane Michelli de; SANTIAGO, Flávio. O legado da branquitude: reflexões a partir de relatos orais de professoras brancas. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-17, 6 dez. 2021. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18825. Acesso em: 28 mar. 2022.

SOUSA, Fausto Ricardo Silva et al. Formação docente na perspectiva da educação antirracista como prática social. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-16, 14 mar. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19366. Acesso em: 28 mar. 2022.

SOUSA, Kasandra Conceição Castro de; AMARAL FILHO, Fausto dos Santos. Mito, ideologia e utopia na Política Educacional Escolar Indigenista Brasileira. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-15, 22 fev. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/18352. Acesso em: 28 mar. 2022.

TEDESCO, Anderson Luiz; BATTESTIN, Cláudia. Uma possibilidade decolonial para pensar a constituição do ethos caboclo no Oeste de Santa Catarina. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-17, 10 jan. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19415. Acesso em: 28 mar. 2022.

VICENZI, Renilda; PICOLI, Bruno Antonio. A. Escola, ressignificação, descolonização: narrativas de estudantes Kaingang na fronteira Sul do Brasil. Práxis Educativa, v. 17, p. 1-23, 26 jan. 2022. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/19356. Acesso em: 28 mar. 2022.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

BRUXEL, C. M. L.; BIANCHI, V. .; BOFF, E. T. de O. . REFLEXÕES SOBRE RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: currículo e práticas educacionais antirracistas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–13, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62847. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62847. Acesso em: 18 nov. 2024.