NARRATIVAS DE MÉDICAS NEGRAS SOBRE SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO

cor da pele, cabelo e resistência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62844

Palavras-chave:

Relações étnico raciais, Mulheres negras, Ensino superior

Resumo

Este artigo busca contribuir com as reflexões acerca da importância de se discutir as relações étnico raciais ao apresentar narrativas de experiências escolares de médicas negras que vivenciaram situações de racismo estrutural, durante toda a trajetória escolar, incluindo o curso superior em medicina na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Essas narrativas foram produzidas em uma pesquisa de Mestrado que investigou processos de subjetivação de cinco mulheres negras e pobres que ingressaram no curso de medicina no ano de 2009 concluindo-o no ano de 2014. A pesquisa que dá base a este artigo opera com conceitos foucaultianos, em especial os modos de subjetivação. Como metodologia foram utilizadas as entrevistas narrativas, entendidas como uma técnica para produção de informações de pesquisa por meio de uma conversa, a partir de alguns eixos estruturantes. O argumento deste artigo é o de que o corpo negro é o alvo sobre o qual incidem as relações de poder que se referem ao racismo. Assim, para produzir modos de subjetivação, as médicas precisaram ressignificar esse corpo (particularmente no que concerne ao cabelo negro e à cor da pele), fazendo com que ele ocupasse um lugar social historicamente negado ao corpo negro. Nesse processo, elas desestabilizam as relações de poder, criam resistências e produzem outros modos de ser.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Carolina Caldeira, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais e professora da Universidade Federal de Minas Gerais.

Ieda Marisa Trindade Moreira de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

Mestre em educação pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Referências

ALBUQUERQUE JÚNIOR, Durval Muniz. Edifício em construção ou em ruínas: dos usos e abusos do pensamento de Michel Foucault na Contemporaneidade. In: SOUSA, Kátia Menezes; PAIXÃO, Humberto Pires (Org.). Dispositivos de Poder/saber em Michel Foucault – biopolítica, corpo e subjetividade. São Paulo: Intermeios, 2015. p. 209-221.

ALVES, Simone Silva; STOLL, Vitor Garcia; ESPÌNDOLA, Quelen Colman. (Re)Educação das relações étnicos-raciais: ação-reflexão na formação de professores na educação básica. Revista de Linguagens, artes e estudos em culturas, v. 2, n. 1, p. 13-29, 2016.

ALMEIDA, Sílvio Luiz de. O que é racismo estrutural? Belo Horizonte: Letramento, 2018.

BUTLER, Judith. Relatar-se a si mesmo: crítica da violência ética. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

CALDEIRA, Maria Carolina. Dispositivos da infantilidade e da antecipação da alfabetização no currículo do primeiro ano do ensino fundamental: conflitos, encontros, acordos e disputas na formação das crianças de seis anos. Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2016.

CALDEIRA, Maria Carolina. Currículo de formação docente inicial e inclusão de estudantes PAEE: uma análise do Projeto Imersão Docente. Educação, 46(1), e55/ 1–27, 2021.

CENSO ESCOLAR DA EDUCAÇÃO BÁSICA 2013. Resumo técnico Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Brasília, 2014. Disponível em: portal. Inep. gov.br/básica-censo. Acesso em: 22/11/2018.

CORAZZA, Sandra; TADEU, Tomaz. Composições - Manifesto por um pensamento da diferença em Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.

FOUCAULT, Michel. O anti- Édipo: uma introdução à vida não fascista. In: ESCOBAR, Carlos Henrique (Org.). Dossiê Deleuze. Rio de Janeiro: Holon, 1991

FOUCAULT, Michel. O sujeito e o Poder. In: DREYFUS, Hubert l.; RABINOW, Paul. Michel Foucault uma trajetória filosófica: para além do estruturalismo e da hermenêutica. Trad. Vera Portocarrero. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1995.

FOUCAULT, Michel. Precisões sobre o Poder. Respostas a certas críticas. In: MOTTA, Manoel Barros (org). Estratégia, Poder-Saber (Ditos e Escritos IV). Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010a.

FOUCAULT, Michel. A escrita de si. In: MOTTA, Manoel Barros (org). Ética, sexualidade, política (Ditos e Escritos V). 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2010b.

FOUCAULT, Michel. História da Sexualidade I: A vontade de saber. 23 ed. São Paulo: Graal, 2013.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2017.

GOELLNER, Vilodre Silvana. A produção cultural do corpo. In: GOELLNER, Vilodre Silvana; FELIPE, Jane; LOURO, Lopes Guacira. Corpo, gênero e sexualidade: um debate contemporâneo na educação. Petrópolis: Vozes, 2003.

GOMES, Nilma Lino. Corpo e cabelo como ícones de construção da beleza e da identidade negra nos salões étnicos de Belo Horizonte. 2002. Tese (Doutorado). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

GOMES, Nilma Lino. Sem perder a raiz: corpo e cabelo como símbolos da identidade negra. 3 ed. Belo Horizonte: PucMinas, 2012.

MATOS, Olgária. O corpo e o poder. Revista de Administração de Empresas. São Paulo, v. 24. n. 1, jan./marc./ 1984

MIRANDA, Sheila Ferreira. O “feio e o belo”: reflexões sobre os efeitos de uma ideologia do corpo. Psicolatina - Union Latino-americana de Entidades de Psicologia- ULAPSI – 2011.

MOREIRA, Adilson. Racismo Recreativo. São Paulo: Pólen, 2019.

OKSALA, Johanna, Liberdade e corpos. In: TAYLOR, Dianna. Michel Foucault: conceitos fundamentais. trad. Fábio Creder. Rio de Janeiro: Vozes, 2018.

PARAISO, Marlucy Alves. Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação e currículos: trajetórias, pressupostos, procedimentos e estratégias analíticas. In: MEYER, Dagmar Estermann: PARAISO, Marlucy Alves (Org.). Metodologias de pesquisa pós-críticas em educação. 2. ed. Belo Horizonte: Mazza, 2014.

REVEL, Judith. Dicionário de Foucault. Trad. Anderson Alexandre da Silva. Rio de janeiro: Forense Universitária, 2011.

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

CALDEIRA, M. C.; ABREU, I. M. T. M. de. NARRATIVAS DE MÉDICAS NEGRAS SOBRE SEU PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO: cor da pele, cabelo e resistência. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–18, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62844. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62844. Acesso em: 20 abr. 2024.