O CURRÍCULO CULTURAL DO SAMBA DE COCO

possibilidades educativas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.60918

Palavras-chave:

Currículo, Pedagogia cultural, Samba de Coco

Resumo

O presente estudo buscou compreender o currículo cultural do Samba de Coco de Arcoverde no processo escolarizado da EREM Carlos Rios, no município de Arcoverde, Pernambuco. Utilizamos como referencial teórico os Estudos Culturais e as teorias crítica e pós-críticas de currículo, com foco nas discussões da relação entre educação e cultura, atreladas ao currículo cultural do Samba de Coco e ao currículo escolarizado. No currículo cultural do Samba de Coco, na escola Carlos Rios, observamos que existiu a valorização e o respeito pela cultura popular e a diversidade cultural; a valorização dos conhecimentos dos estudantes e a produção do conhecimento junto com os/as artistas. O que evidenciou a importância da escola para tratar sobre as diversidades e diferenças culturais, a importância da Arte, do artista, do educador para esse processo e a significativa contribuição de uma pedagogia construída por educadores e artistas, da relevância em discutir e promover ações conjuntas de políticas públicas de educação e cultura.

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Biografia do Autor

Ana Paula Leandro da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Mestre em Educação, Culturas e Identidades pela Universidade Federal Rural de Pernambuco e Professora do Governo do Estado de Pernambuco.

Ana Paula Abrahamian de Souza, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Bruna Tarcília Ferraz, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco e Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

SILVA, A. P. L. da; SOUZA, A. P. A. de; FERRAZ, B. T. O CURRÍCULO CULTURAL DO SAMBA DE COCO: possibilidades educativas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–12, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.60918. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/60918. Acesso em: 19 abr. 2024.