PROCESSOS EDUCATIVOS DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA

apontamentos para pensar o currículo de classes multisseriadas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58076

Palavras-chave:

Multissérie, Educação do Campo, Prática Educativa

Resumo

Este ensaio debate os resultados preliminares de uma pesquisa que vem sendo realizada sobre classes multisseriadas em escolas do campo na região bragantina, Pará. Coloca em análise o currículo da escola do campo gestado a partir da prática educativa de sala de aula, analisando a materialização do aprendizado escolar que se dá na mediação, ou não, com o saber local dos estudantes. Para sua construção, ancoramos-nos em referenciais teóricos e em dados coletados em observações e entrevistas feitas com educadores, com pais e com os estudantes de uma turma multissérie, em uma comunidade rural. Com a reflexão realizada neste ensaio, pretendemos promover uma discussão consequente com os gestores municipais de educação da região e com docentes dessas escolas que resulte num compromisso efetivo de formação continuada cuja pauta passe por alternativas de ressignificação do trabalho pedagógico no ensino fundamental que estão sob essa organização de ensino.

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Biografia do Autor

Maria Natalina Mendes Freitas, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará e Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Pará.

Eliana Campos Pojo Toutonge, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutora em Ciências Sociais pela Universidade de Campinas e Professora Titular da Universidade Federal do Pará.

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Publicado

12-06-2021

Como Citar

FREITAS, M. N. M.; TOUTONGE, E. C. P. PROCESSOS EDUCATIVOS DE POPULAÇÕES TRADICIONAIS DA AMAZÔNIA : apontamentos para pensar o currículo de classes multisseriadas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–12, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58076. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/58076. Acesso em: 18 dez. 2024.