MAFROEDUC OLÙKỌ́ E A FORMAÇÃO DOCENTE AFROCENTRADA

lugar de esperançar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.62866

Palavras-chave:

MAfroEduc Olùkọ́, Formação docente, Afrocentricidade

Resumo

Este estudo analisa o MAfroEduc Olùkọ́, grupo de pesquisa institucionalizado e vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como espaço de formação docente afrocentrada MAfroEduc Olùkọ́, grupo de pesquisa institucionalizado e vinculado à Universidade Federal do Maranhão (UFMA), como espaço de formação docente afrocentrada, ampliando o repertório de visões da docência que são discutidas em sala de aula. Aborda práticas de (re) aprendizagem docente, a exemplo da realização de oficinas Ubuntu (NOGUEIRA, 2011) permeadas pela dialogicidade e amorosidade freiriana. Analisa a atuação do MAfroEduc Olùkọ́ e suas contribuições na formação docente afrocentrada por meio de pesquisa qualitativa de cunho bibliográfico e uso de depoimentos de integrantes do grupo coletados por meio de formulário eletrônico, enfatizando a importância do MAfroEduc Olùkọ́ na construção da AfroDocência. Constatamos que a prática, os encontros, os estudos e pesquisas realizadas pelo grupo estão alinhadas com a noção de Afrocentricidade (ASANTE, 2009; 2016) e amorosidade freiriana (FREIRE, 1992; 1996), contribui na produção de uma formação docente contra hegemônica e anticolonial que se contrapõe aos modelos de formação monocultural vigentes nas academias brasileiras.

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Biografia do Autor

Raimunda Nonata da Silva Machado, Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí e professora da Universidade Federal do Maranhão.

Soraia Lima Ribeiro de Sousa, Universidade Federal do Maranhão, Brasil.

Graduada em Licenciatura Plena em História pela Universidade Estadual do Piauí, mestranda e Técnica em Assuntos Educacionais na Universidade Federal do Maranhão.

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Publicado

25-05-2022

Como Citar

MACHADO, R. N. da S.; SOUSA, S. L. R. de. MAFROEDUC OLÙKỌ́ E A FORMAÇÃO DOCENTE AFROCENTRADA: lugar de esperançar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–14, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.62866. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/index.php/rec/article/view/62866. Acesso em: 29 mar. 2024.