POLÍTICAS E CURRÍCULO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.48250

Palavras-chave:

Políticas de Currículo, Licenciatura em Artes, Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte

Resumo

O presente Dossiê resulta de pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG) e da Rede Latino-Americana de Investigadores em Formação de Professores de Artes (LAIFOPA). Analisa, a partir da atual conjuntura, propostas dos currículos de formação de professores de Artes Visuais no Brasil e América Latina. Os estudos orientam-se pelo conceito de práxis na abordagem do materialismo histórico dialético. Busca discutir processos sociais que engendram diferentes proposta curriculares nacionais e internacionais de formação de professores das Artes. Agrega textos de pesquisadores da região norte, sul, centro-oeste, sudeste e nordeste brasileiro e de pesquisador Argentino, integrantes do observatório.  Os resultados das pesquisas são sistematizados com o objetivo de dimensionar mudanças e continuidades nos currículos da formação de professores de Artes Visuais e problematizar propostas curriculares contemporâneas que cerceiam a autonomia e a liberdade de criação na formação docente. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Cristina da Rosa Fonseca Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora dos programas de Pós-Graduação em Artes Visuais e de Educação da UDESC.

Gerda Margit Schütz Foerste, Universidade do Estado de Santa Catarina, Brasil.

Doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Federal do Espírito Santo.

Downloads

Publicado

03-10-2019

Como Citar

FONSECA SILVA, M. C. da R.; FOERSTE, G. M. S. POLÍTICAS E CURRÍCULO NA LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS: pesquisas do Observatório da Formação de Professores no âmbito do Ensino de Arte (OFPEA/BRARG). Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 12, n. 3, p. 228–232, 2019. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2019v12n3.48250. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/48250. Acesso em: 23 abr. 2024.