CURRÍCULOS, COTIDIANO(S) E INTERSECCIONALIDADE

por um currículo-(r)existência

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50701

Palavras-chave:

Currículos, Interseccionalidade, Cotidiano escolar

Resumo

Somos sujeitos marcados/marcadas ao nascer. Raça, gênero e classe social são as primeiras inscrições em nossos corpos históricos dispostos no mundo. A escola deixa suas marcas nos corpos e nos currículos cotidianos que lá são presente, e suas marcas nem sempre são possíveis de apagar. Como ressignificar? Neste trabalho propomos a discussão sobre currículos escolares tecidos na cotidianidade partindo da ferramenta analítica interseccionalidade. Cunhada por feministas negras, a interseccionalidade visa compreender relações estabelecidas entre raça, gênero e classe no que tange pensar as opressões contra grupos minoritários. Entendemos que os currículos tecidos nos cotidianos, compostos por muitas mãos, são fontes de resistência às opressões, porque apresentam lugares de fala e micropolíticas de existência. Por isso, propomos, a partir da ferramenta interseccionalidade, entender as práticas curriculares cotidianas como currículos-(r)existência, na tentativa de romper com a colonialidade e fazer uma vida escolar mais justa e comprometida com a emancipação social.

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Biografia do Autor

Wenderson Silva Oliveira, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará (PPGE/UECE). Professor efetivo da Secretaria Municipal de Educação do município de Sobral/CE, atuando como Professor de Artes na Educação em Tempo Integral (Laboratório de Artes/Educação Musical).

Isabel Maria Sabino de Farias, Universidade Estadual do Ceará, Brasil.

Professora associada da UECE, vinculada ao Curso de Pedagogia e ao Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado e Doutorado). Vice-presidente Nordeste da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPEd (2015-2019). Líder do grupo de pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS). Coordena o Observatório sobre Desenvolvimento Profissional e Inovação Pedagógica, iniciativa apoiada pelo OBEDUC/CAPES.

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Publicado

14-04-2020

Como Citar

SILVA OLIVEIRA, W. .; SABINO DE FARIAS, I. M. CURRÍCULOS, COTIDIANO(S) E INTERSECCIONALIDADE: por um currículo-(r)existência. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 72–83, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13n1.50701. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/50701. Acesso em: 26 dez. 2024.