CALEIDOSCÓPIO DO SER E DOS TEMPOS NO CURRÍCULO

quando as diferenças transbordam no cotidiano escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54741

Palavras-chave:

Ser, Tempo, Diferença, Currrículo

Resumo

Procuramos evidenciar as concepções de ser e tempo vinculadas às ideias de mesmidade e mecânica e como estas engendraram lógicas e processos sociais de negação das diferenças, isto é, de negação da legitimidade dos Outros em suas múltiplas possibilidades de existência e a construção de um currículo que reforça a ilusão de normalidade num tempo matematizado ou mesmo que hospeda as diferenças em sua marcação, instituindo um binômio identidade-diferença. Outrossim, as concepções de ser e tempo na perspectiva das durações e das possibilidades constituem o ensejo de pensar a comunhão com as diferenças, impulsionando vivenciar o currículo nas diferenças puras, onde a relação normalidade versus anormalidade é tensionada continuamente, permitindo o encontro consigo mesmo e com os Outros como são. Assim, intentamos nos perguntar como cada um de nós habita a escola e como a escola nos habita. Como cada um pensa e vive a relação normalidade versus anormalidade. Como, experienciando a escola, podemos entender na sua temporalidade as relações com as diferenças dentro de uma compreensão que nós produzimos continuamente nos seus artefatos curriculares, a fim de produzirmos tantos outros, inventando sempre diferentes formas de encontro conosco mesmo e com o Outro.

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Biografia do Autor

Luka de Carvalho Gusmão, Universidade Federal de Juiz de Fora, Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, Brasil.

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Professor da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais.

Alan Willian de Jesus, Universidade Federal de Juiz de Fora, Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora, Brasil.

Doutorando em Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e Coordenador Pedagógico da Secretaria Municipal de Educação de Juiz de Fora.

Luciana Marques, Universidade Federal de Juiz de Fora, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas e Professora Titular da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Juiz de Fora. 

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Publicado

11-12-2020

Como Citar

GUSMÃO, L. de C. .; JESUS, A. W. de .; MARQUES, L. CALEIDOSCÓPIO DO SER E DOS TEMPOS NO CURRÍCULO: quando as diferenças transbordam no cotidiano escolar. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 13, n. Especial, p. 711–725, 2020. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2020v13nEspecial.54741. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/54741. Acesso em: 28 mar. 2024.