ÉTICA, PESQUISA E MODISMOS NOS PROJETOS DE TCC’S DO CURSO DE PEDAGOGIA
DOI:
https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.56285Palavras-chave:
Educação, Ética, Pesquisa, Modismos PedagógicosResumo
O presente artigo tem como objetivo investigar os temas produzidos pelos alunos nos projetos de TCC’s do curso de Pedagogia, na modalidade Educação a Distância. A pesquisa é qualitativa, de caráter documental. Os resultados da análise indicam que os alunos optam por temas recorrentes da literatura acadêmica (lúdico). Constatamos também a insuficiência ou ausência do referencial teórico nos projetos. A metodologia utilizada pelos alunos foram, predominantemente, as de natureza bibliográfica e documental. Sobre as fontes, constatou-se dificuldades para delimitação dos sítios de busca. Os alunos, durante a escrita do projeto, recorreram a sites não-científicos, como blogs, portais e/ou a reportagens. A análise da escrita dos trabalhos, evidenciou as dificuldades dos alunos em relação a redação de textos. Conclui-se a importância do professor orientador, desde a elaboração dos projetos de pesquisa, uma vez que cabe aos docentes instrumentalizar os alunos para a construção de referenciais teóricos e metodológicos coesos e consistentes.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES-MAZZOTTI, A. J. Relevância e aplicabilidade da pesquisa em educação. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.1, n. 113, p. 39-50, jul. 2001.
ARISTÓTELES. Ética e Nicômaco. São Paulo: Nova Cultura, 1985.
CAMPOS, M. M. Para que serve a pesquisa em educação? Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v.39, n. 136, p. 39-50, p.269-283, jan./abr.2009.
CATÂNIO, A.R.; SANTOS, E.F.; ABBAS, K. Domínio do conhecimento docente como mecanismo de inibição de plágio nas práticas de instruções. In: TAVARES, C.R.G.; OLIVEIRA, T. (org.) Ética na pesquisa: debates sobre a formação de pesquisadores. Maringá: Eduem, 2016.p. 39-60.
CAVALCANTE, T.M.; OLIVEIRA, T. Intenção educacional da ética de Tomás de Aquino no contexto citadino no século XIII. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.28, n.2, p.225-256, jun.2012.
CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 31, p.7-18, jan./abr.2006.
INAF. Indicador de Analfabetismo Funcional, Brasil 2018: resultados preliminares. Instituto Paulo Montenegro, 2018. Disponível em: https://acaoeducativa.org.br/wp-content/uploads/2018/08/Inaf2018_Relat%C3%B3rio-Resultados-Preliminares_v08Ago2018.pdf. Acesso em 05 nov. 2020.
LIMA, R. Pesquisar com ética. In: SILVA, Ana Cristina Teodoro da; BELLINI, Luzia Marta (org.). Iniciação à Ciência e à Pesquisa: a construção do conhecimento. Maringá: Eduem, 2009.
MARCONI, A.M.; LAKATOS, E.M. Fundamentos de Metodologia Científica. São Paulo: Atlas, 2010.
MOTA-ROTH, D.; HENDGES, G. R. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010.
NASCIMENTO, M. C. A tomada de consciência como possibilidade de proteção dos idosos: uma experiência pedagógica com o jogo Quarto na UNATI/UEM. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.
NASCIMENTO, M. C. Construção de possíveis e do necessário por meio dos jogos de regras: uma intervenção intergeracional com idosos. Orientadora: Dra. Geiva Carolina Calsa. 2019. 177 f. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2019.
NODARI, P.C.A ética aristotélica. Síntese Nova Fase, Belo Horizonte, v.24, n. 78, 1997.
PIAGET, J. O possível, o impossível e o necessário (as pesquisas em andamento ou projetadas no Centro Internacional de Epistemologia Genética). In: LEITE, L. B.; ME-DEIROS, A. A. (org.) Piaget e a Escola de Genebra. São Paulo: Cortez, 1987. P. 51-71.
PIAGET, J. Relações entre a afetividade e a inteligência no desenvolvimento mental da criança. SALTINI, C.J.; CAVENAGHI, D.B (org.). Rio de Janeiro: Wak, 2014.
SANTOS, C. C. Análise microgenética de aspecto do funcionamento cognitivo de adolescentes e de idosos por meio do jogo Quoridor. 2007. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2007.
SANTOS, C. C. Análise microgenética de aspectos cognitivos e afetivos em idosas: uma proposta teórica e metodológica. 2011.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2011.
SILVA, S. C. O jogo Set em adolescentes, adultos e idosos: aspectos cognitivos. 2013. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Programa de Pós-graduação em Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
VEJA. Pesquisa: 87% dos alunos chegam à universidade sem saber o que é plágio. Disponível em: www.veja.abril.com.br. Acesso em: 27 nov. 2019.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.