A REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM UM INSTITUTO FEDERAL

na mira(gem) de uma educação politécnica?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.59550

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Politécnica, Atos de Currículo, Omnilateralidade

Resumo

Partindo do pressuposto político-pedagógico da defesa da formação profissional a partir do conceito de educação politécnica, este trabalho, ao conceber a formação inicial dos professores como um espaço privilegiado de concretização de uma educação para a emancipação e autonomia do ser humano, está organizado em duas partes: na primeira, discorre-se sobre a centralidade da compreensão de educação politécnica e do currículo e de seus atos enquanto subsunção à um projeto societário que rompa os limites do capital. Na segunda parte, discutem-se dados empíricos advindos de entrevistas e questionários semiabertos respondidos por professores de cursos de licenciaturas de um Instituto Federal do estado de Goiás, bem como os objetivos formativos circunscritos em seus respectivos projetos pedagógicos. Em síntese, a discussão dos dados produzidos a partir da categoria “(re)elaboração do currículo” evidencia os seguintes atos de currículo: 1) assumência do direito e responsabilidade por esse processo; 2) interação democrática entre os professores formadores e os estudantes; 3) construção curricular que assume o compromisso com a emancipação humana; 4) protagonismo dos Núcleo Docentes Estruturantes (NDEs) na orquestragem desse processo; 5) insignificante ocorrência de delegação de responsabilidade às instâncias superiores da instituição. Considerando os pressupostos educacionais da perspectiva politécnica e dos atos de currículo, compreende-se que os três primeiros atos lhe são proximais (estando, portanto, na mira), e já os dois últimos, distais (na miragem), pois revela a coadjuvantivação do envolvimento de parte dos docentes que não integram os NDEs, quiça, assim como a participação dos estudantes, trabalhadores-professores em processo de formação inicial.

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Biografia do Autor

Daniella de Souza Bezerra, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás, Brasil.

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo e Professora  do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás.

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Publicado

11-08-2021

Como Citar

BEZERRA, D. de S. . A REFORMULAÇÃO DO PROJETO PEDAGÓGICO DE CURSOS DE LICENCIATURA EM UM INSTITUTO FEDERAL: na mira(gem) de uma educação politécnica?. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 1–12, 2021. DOI: 10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.59550. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/59550. Acesso em: 24 nov. 2024.