ARRANJOS CURRICULARES DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA PANDEMIA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NA AMAZÔNIA TOCANTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.59861

Palavras-chave:

Organização curricular., Integração curricular., Ensino híbrido.

Resumo

No Tocantins mais de 20 escolas particulares fecharam em 2020 durante a Pandemia, conforme o SINEP/TO. Com a suspensão das aulas em março de 2020, devido à crise sanitária, somente 10 universidades dentre as 69 universidades federais brasileiras, adotaram Ensino Remoto ou Híbrido. O texto tem como foco temático o Ensino Remoto. Seu objetivo é discutir os diversos e diferentes formatos de arranjos curriculares para o trabalho didático pedagógico mediado por Tecnologias Ciberculturais. Seu método fenomenológico, descreve os etnotextos como fixadores de experiência a partir do programa Palmas Home School das escolas municipais palmenses; do Ensino Remoto da UFT e do Ensino Remoto Emergencial da UFPA. Os resultados apontam que os sistemas educacionais estaduais e municipais e as universidades implementaram na Pandemia modelos curriculares de Home Office sem recursos multimídia, com graus baixíssimos de interatividade e com currículos desarticulados e o trabalho pedagógico, cada vez mais precarizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha , Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Professor da Universidade Federal do Tocantins.

Referências

Barros, J. A. Matias, J. C. (2021). Discursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 27, 1-23. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35310

Bucco, R. (2019, novembro 4). Programa Amazônia Conectada não atingiu objetivos, diz TCU. TeleSíntese. https://www.telesintese.com.br/programa-amazonia-conectada-nao-atingiu-objetivos-diz-tcu/

Brasil. (2018). Lei nº 13.853, de 8 de julho de 2019. (Altera a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências). https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13853.htm#art1

Brasil. (2018). Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. (Vide Lei nº 13.709, de 2018) (Vigência). (Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm.

Brasil. (2018). Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. (Institui o Programa Nacional de Banda Larga – PNBL. Revogado pelo Decreto nº 9.612, de 2018). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7175.htm

Braga, J. L; Calazans, R. Z. (2001). Comunicação e educação: questões na interface. São Paulo, SP: Hacker.

Costa, W. (2019 outubro 4). Internet para o interior do Amazonas: conheça iniciativas que atuam na melhoria da conexão. 9º Fórum da Internet no Brasil. Portal Amazônia. https://www.nic.br/noticia/na-midia/internet-para-o-interior-do-amazonas-conheca-iniciativas-que-atuam-na-melhoria-da-conexao/

Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). (2020). Pesquisa com mais de 15 mil professores da rede pública aponta as condições de trabalho para desenvolvimento de aulas remotas durante a pandemia. https://cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/73263-pesquisa-com-mais-de-15-mil-professores-da-rede-publica-aponta-as-condicoes-de-trabalho-para-desenvolvimento-de-aulas-remotas-durante-a-pandemia

HAGE, S. A; SENA, I. P. F. S. Direito à educação na pandemia: defender a vida e não as prescrições curriculares da BNCC. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 2, p. 1-14, 2021. ISSN1983-1579. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58060

Hecksher, M. (2021). Mortalidade por covid-19 e queda do emprego no brasil e no mundo. IPEA/Nota Técnica. https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=37981&Itemid=457

Julião, H. (2020 março 26). Brasil chega a 10,764 milhões de acessos em fibra na banda larga fixa. Teletime. https://teletime.com.br/26/03/2020/brasil-chega-a-10764-milhoes-de-acessos-em-fibra-na-banda-larga-fixa/ Acesso: 16/05/2021.

Maletta, A. P. B.; Ferreira, M. M. M.; Tomás, C. A. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas? Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26. 9-20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110

Mendonça, F. D et al. (2020). Região Norte do Brasil e a pandemia de Covid-19: análise socioeconômica e epidemiológica. Journal Health NPEPS, Tangará da Serra, v. 5, n. 1, 20-37. http://dx.doi.org/10.30681/252610104535

autor (supressão). Cibercultura e mobilidade: a utilização de smartphones em sala de aula. Humanidades & Inovação, v. 7, 104-120. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1933

Pacheco, J. A. & Maia, I. B. (2019). Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.2. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23778

Downloads

Publicado

30-04-2022

Como Citar

ROCHA , . J. D. T. ARRANJOS CURRICULARES DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA PANDEMIA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NA AMAZÔNIA TOCANTINA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.59861. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/59861. Acesso em: 18 nov. 2024.