ARRANJOS CURRICULARES DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA PANDEMIA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NA AMAZÔNIA TOCANTINA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.59861Palavras-chave:
Organização curricular., Integração curricular., Ensino híbrido.Resumo
No Tocantins mais de 20 escolas particulares fecharam em 2020 durante a Pandemia, conforme o SINEP/TO. Com a suspensão das aulas em março de 2020, devido à crise sanitária, somente 10 universidades dentre as 69 universidades federais brasileiras, adotaram Ensino Remoto ou Híbrido. O texto tem como foco temático o Ensino Remoto. Seu objetivo é discutir os diversos e diferentes formatos de arranjos curriculares para o trabalho didático pedagógico mediado por Tecnologias Ciberculturais. Seu método fenomenológico, descreve os etnotextos como fixadores de experiência a partir do programa Palmas Home School das escolas municipais palmenses; do Ensino Remoto da UFT e do Ensino Remoto Emergencial da UFPA. Os resultados apontam que os sistemas educacionais estaduais e municipais e as universidades implementaram na Pandemia modelos curriculares de Home Office sem recursos multimídia, com graus baixíssimos de interatividade e com currículos desarticulados e o trabalho pedagógico, cada vez mais precarizado.
Downloads
Métricas
Referências
Barros, J. A. Matias, J. C. (2021). Discursos de um presidente: políticas públicas e educação em tempos de pandemia. Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 27, 1-23. https://doi.org/10.26512/lc.v27.2021.35310
Bucco, R. (2019, novembro 4). Programa Amazônia Conectada não atingiu objetivos, diz TCU. TeleSíntese. https://www.telesintese.com.br/programa-amazonia-conectada-nao-atingiu-objetivos-diz-tcu/
Brasil. (2018). Lei nº 13.853, de 8 de julho de 2019. (Altera a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, para dispor sobre a proteção de dados pessoais e para criar a Autoridade Nacional de Proteção de Dados; e dá outras providências). https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2019-2022/2019/Lei/L13853.htm#art1
Brasil. (2018). Lei nº 12.965, de 23 de abril de 2014. (Vide Lei nº 13.709, de 2018) (Vigência). (Estabelece princípios, garantias, direitos e deveres para o uso da Internet no Brasil). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l12965.htm.
Brasil. (2018). Decreto nº 7.175, de 12 de maio de 2010. (Institui o Programa Nacional de Banda Larga – PNBL. Revogado pelo Decreto nº 9.612, de 2018). http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7175.htm
Braga, J. L; Calazans, R. Z. (2001). Comunicação e educação: questões na interface. São Paulo, SP: Hacker.
Costa, W. (2019 outubro 4). Internet para o interior do Amazonas: conheça iniciativas que atuam na melhoria da conexão. 9º Fórum da Internet no Brasil. Portal Amazônia. https://www.nic.br/noticia/na-midia/internet-para-o-interior-do-amazonas-conheca-iniciativas-que-atuam-na-melhoria-da-conexao/
Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE). (2020). Pesquisa com mais de 15 mil professores da rede pública aponta as condições de trabalho para desenvolvimento de aulas remotas durante a pandemia. https://cnte.org.br/index.php/menu/comunicacao/posts/noticias/73263-pesquisa-com-mais-de-15-mil-professores-da-rede-publica-aponta-as-condicoes-de-trabalho-para-desenvolvimento-de-aulas-remotas-durante-a-pandemia
HAGE, S. A; SENA, I. P. F. S. Direito à educação na pandemia: defender a vida e não as prescrições curriculares da BNCC. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 2, p. 1-14, 2021. ISSN1983-1579. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.58060
Hecksher, M. (2021). Mortalidade por covid-19 e queda do emprego no brasil e no mundo. IPEA/Nota Técnica. https://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=37981&Itemid=457
Julião, H. (2020 março 26). Brasil chega a 10,764 milhões de acessos em fibra na banda larga fixa. Teletime. https://teletime.com.br/26/03/2020/brasil-chega-a-10764-milhoes-de-acessos-em-fibra-na-banda-larga-fixa/ Acesso: 16/05/2021.
Maletta, A. P. B.; Ferreira, M. M. M.; Tomás, C. A. (2020). Infância em tempos de pandemia: cadê o currículo e as práticas pedagógicas? Linhas Críticas, Brasília, DF, v. 26. 9-20. https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.34110
Mendonça, F. D et al. (2020). Região Norte do Brasil e a pandemia de Covid-19: análise socioeconômica e epidemiológica. Journal Health NPEPS, Tangará da Serra, v. 5, n. 1, 20-37. http://dx.doi.org/10.30681/252610104535
autor (supressão). Cibercultura e mobilidade: a utilização de smartphones em sala de aula. Humanidades & Inovação, v. 7, 104-120. https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/1933
Pacheco, J. A. & Maia, I. B. (2019). Avaliação das aprendizagens no contexto de políticas curriculares de accountability. Linhas Críticas, Brasília, DF, v.2. https://doi.org/10.26512/lc.v25i0.23778
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.