ARRANJOS CURRICULARES DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA PANDEMIA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NA AMAZÔNIA TOCANTINA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v15i1.59861

Palavras-chave:

Organização curricular., Integração curricular., Ensino híbrido.

Resumo

No Tocantins mais de 20 escolas particulares fecharam em 2020 durante a Pandemia, conforme o SINEP/TO. Com a suspensão das aulas em março de 2020, devido à crise sanitária, somente 10 universidades dentre as 69 universidades federais brasileiras, adotaram Ensino Remoto ou Híbrido. O texto tem como foco temático o Ensino Remoto. Seu objetivo é discutir os diversos e diferentes formatos de arranjos curriculares para o trabalho didático pedagógico mediado por Tecnologias Ciberculturais. Seu método fenomenológico, descreve os etnotextos como fixadores de experiência a partir do programa Palmas Home School das escolas municipais palmenses; do Ensino Remoto da UFT e do Ensino Remoto Emergencial da UFPA. Os resultados apontam que os sistemas educacionais estaduais e municipais e as universidades implementaram na Pandemia modelos curriculares de Home Office sem recursos multimídia, com graus baixíssimos de interatividade e com currículos desarticulados e o trabalho pedagógico, cada vez mais precarizado.

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Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha , Universidade Federal do Tocantins, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal da Bahia e Professor da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

30-04-2022

Como Citar

ROCHA , . J. D. T. ARRANJOS CURRICULARES DO TRABALHO DIDÁTICO PEDAGÓGICO NA PANDEMIA EM ESCOLAS E UNIVERSIDADES NA AMAZÔNIA TOCANTINA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 15, n. 1, p. 1–15, 2022. DOI: 10.15687/rec.v15i1.59861. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/59861. Acesso em: 20 abr. 2024.