SOBRE PESQUISA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO

construindo nossas práticas com Currículos que Transvergem. Enfrentando a colonialidade em suas mais diversas formas

Autores

  • Noelia Rodrigues Pereira Rego Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60117

Palavras-chave:

Currículos que Transvergem, Colonialidade, Práticas-Investigativas-Transformadoras

Resumo

Trazemos em nosso processo de constituição social as marcas da dor e da ferida colonial. Conhecer, identificar e enfrentar essas dores e marcas não é um movimento tão fácil, requer disposição, ganha-se inimizades, porque passamos a mexer no terreno dos privilégios. O que tensionamos trazer neste artigo resulta de nossas Práticas-Investigativas-Transformadoras, a nossa PIT, que nasce de nosso trabalho de doutoramento. É por meio deste trabalho de investigação que defendemos ainda a Banca Popular e Currículos que Transvergem, como formas de pesquisa, didática, prática e formação outras. Somado a isso, reivindicamos ainda a perspectiva da Trans-form-AÇÃO, que seria transgredir, transformar, formar e agir por um outro viés. Contra-hegemônico e anti/contra/decolonial, por assim dizer, seria também uma forma de resistência e insurgência, de luta e de reinvenção de novos caminhos no enfrentamento à colonialidade, enquanto Subalternizadxs-Mambembes-Insurgentes que somos. É quando ocupar espaços torna-se urgente e salutar no combate ao epistemicídio e à biblioteca colonial que insistem em querer nos tragar.

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Biografia do Autor

Noelia Rodrigues Pereira Rego, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Educação e Políticas Públicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro e docente no Projeto Canteiro-escola - escola de Educação de Jovens e Adultos em canteiro de obras.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

RODRIGUES PEREIRA REGO, N. SOBRE PESQUISA, DIDÁTICA E FORMAÇÃO: construindo nossas práticas com Currículos que Transvergem. Enfrentando a colonialidade em suas mais diversas formas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–17, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14i3.60117. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/60117. Acesso em: 28 mar. 2024.