PESQUISAS NA PANDEMIA E OS ARTEFATOS DA CIBERCULTURA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60700Resumo
Neste artigo, trabalhamos como alguns dos deslocamentos metodológicos na corrente de pesquisas nos/dos/com os cotidianos acentuados no período de pandemia. Alguns deles já existentes e outros que surgiram especialmente porque a má da distribuição da Internet pelo país e a insuficiência dos artefatos tecnológicos de docentes e discentes, colocou mais claro as diferenças abissais existentes na população brasileira quanto ao acesso à Educação e aos processos curriculares nas escolas. A análise e exposição dessas questões é feita com o apoio nas questões teórico-metodológicas com que trabalhamos: redes educativas, personagens conceituais, circulação científica, relações ‘práticasteorias’. Essa análise tem a contribuição das conversas que realizamos com textos de Certeau, Deleuze-Guattari e autores/autoras brasileiras que trabalham em pesquisas com os cotidianos.
Downloads
Métricas
Referências
ALVES, Nilda. Os ‘mundos culturais’ dos docentes. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; BALASSIANO, Ana Luiza Grillo; OLIVEIRA, Anne-Marie Milon (Orgs.). Escrita de si, resistência e empoderamento. Curitiba: CRV, 2014. p. 203 – 214
ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.
ALVES, Nilda; CHAGAS, Cláudia; MENDONÇA, Rosa Helena. Usar filmes para fazer surgir modos de atuar nos currículos – migrações e cotidianos escolares. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SÜSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 199 – 211
ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSUKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45
AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes; ALVES, Nilda. Circulação científica na criação de ‘conhecimentossignificações’ em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no Google. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo (Orgs). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Ilhéus, BA: Editus, 2018. p. 189-202
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos.2015. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2015.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Redes de conhecimentos e significações e a divulgação científica em Educação – o caso do jornal eletrônico Educação & Imagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2010.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. 4 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. S. Paulo: Brasiliense, 2007.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, vol. 20, n. 63, out.-dez/2015. p. 1033-1056.
LARROSA, Jorge. Epílogo. A Arte da conversa. In SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: D, P&A, 2003. p. 211 – 216.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Apresentação. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do Cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas (Orgs). Curitiba: CRV, 2019. p. 9-18.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012. p. 47-70.
VOGT, Carlos (org.) Cultura Científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.
formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019: 19-45.
AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes; ALVES, Nilda. Circulação científica na criação de ‘conhecimentossignificações’ em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no Google. In: Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Cristiane Porto; Kaio Eduardo Oliveira; Flávia Rosa (Orgs.). Ilhéus, BA: Editus, 2018: 189-202.
CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos. Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2015. (tese de doutorado)
Redes de conhecimentos e significações e a divulgação científica em Educação – o caso do jornal eletrônico Educação & Imagem. Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2010. (dissertação de mestrado)
CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. 4 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.
DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. S. Paulo: Brasiliense, 2007.
FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, vol. 20, n. 63, out.-dez/2015:1033-1056. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27542118012
LARROSA, Jorge. Epílogo. A Arte da conversa. In SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: D, P&A, 2003: 211 – 216.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Apresentação. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do Cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas (organizadores). Curitiba: CRV, 2019: 9-18.
OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: Carlos Eduardo Ferraço e Janete Magalhães Carvalho (orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012: 47-70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Revista Espaço do Currículo
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.