PESQUISAS NA PANDEMIA E OS ARTEFATOS DA CIBERCULTURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14iEspecial.60700

Resumo

Neste artigo, trabalhamos como alguns dos deslocamentos metodológicos na corrente de pesquisas nos/dos/com os cotidianos acentuados no período de pandemia. Alguns deles já existentes e outros que surgiram especialmente porque a má da distribuição da Internet pelo país e a insuficiência dos artefatos tecnológicos de docentes e discentes, colocou mais claro as diferenças abissais existentes na população brasileira quanto ao acesso à Educação e aos processos curriculares nas escolas. A análise e exposição dessas questões é feita com o apoio nas questões teórico-metodológicas com que trabalhamos: redes educativas, personagens conceituais, circulação científica, relações ‘práticasteorias’. Essa análise tem a contribuição das conversas que realizamos com textos de Certeau, Deleuze-Guattari e autores/autoras brasileiras que trabalham em pesquisas com os cotidianos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Nilda Alves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Doutora em Ciências da Educação pela Université Paris Descartes, França. Professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Izadora Agueda Ovelha, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Fernanda Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Brasil.

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Juiz de Fora e Professora do Estado do Rio de Janeiro.

Referências

ALVES, Nilda. Os ‘mundos culturais’ dos docentes. In: SOUZA, Elizeu Clementino de; BALASSIANO, Ana Luiza Grillo; OLIVEIRA, Anne-Marie Milon (Orgs.). Escrita de si, resistência e empoderamento. Curitiba: CRV, 2014. p. 203 – 214

ALVES, Nilda. Decifrando o pergaminho – o cotidiano das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; ALVES, Nilda (Orgs.). Pesquisa no/do cotidiano das escolas – sobre redes de saberes. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

ALVES, Nilda; CHAGAS, Cláudia; MENDONÇA, Rosa Helena. Usar filmes para fazer surgir modos de atuar nos currículos – migrações e cotidianos escolares. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SÜSSEKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 199 – 211

ANDRADE, Nívea; CALDAS, Alessandra Nunes; ALVES, Nilda. Os movimentos necessários às pesquisas com os cotidianos – após muitas ‘conversas’ acerca deles. In: OLIVEIRA, Inês Barbosa de; SUSSUKIND, Maria Luiza; PEIXOTO, Leonardo (orgs). Estudos do cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019. p. 19-45

AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.

CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes; ALVES, Nilda. Circulação científica na criação de ‘conhecimentossignificações’ em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no Google. In: PORTO, Cristiane; OLIVEIRA, Kaio Eduardo (Orgs). Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Ilhéus, BA: Editus, 2018. p. 189-202

CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos.2015. Tese (Doutorado em Educação). Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2015.

CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Redes de conhecimentos e significações e a divulgação científica em Educação – o caso do jornal eletrônico Educação & Imagem. 2010. Dissertação (Mestrado em Educação), Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2010.

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. 4 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. S. Paulo: Brasiliense, 2007.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, vol. 20, n. 63, out.-dez/2015. p. 1033-1056.

LARROSA, Jorge. Epílogo. A Arte da conversa. In SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: D, P&A, 2003. p. 211 – 216.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Apresentação. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do Cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas (Orgs). Curitiba: CRV, 2019. p. 9-18.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: FERRAÇO, Carlos Eduardo; CARVALHO, Janete Magalhães (orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012. p. 47-70.

VOGT, Carlos (org.) Cultura Científica: desafios. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo: FAPESP, 2006.

formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas. Curitiba: CRV, 2019: 19-45.

AUGÉ, Marc. Pour une anthropologie des mondes contemporains. Paris: Flammarion, 1997.

CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes; ALVES, Nilda. Circulação científica na criação de ‘conhecimentossignificações’ em uma pesquisa em andamento: movimentos de um vídeo no Google. In: Produção e difusão de ciência na cibercultura: narrativas em múltiplos olhares. Cristiane Porto; Kaio Eduardo Oliveira; Flávia Rosa (Orgs.). Ilhéus, BA: Editus, 2018: 189-202.

CALDAS, Alessandra da Costa Barbosa Nunes. Circulação de ideias em pesquisas com os cotidianos: os necessários contatos entre os ‘praticantespensantes’ de currículos. Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2015. (tese de doutorado)

Redes de conhecimentos e significações e a divulgação científica em Educação – o caso do jornal eletrônico Educação & Imagem. Rio de Janeiro: UERJ/ProPEd, 2010. (dissertação de mestrado)

CERTEAU, Michel de. A Invenção do cotidiano 1. Artes de fazer. 4 ed. Trad. Ephraim Ferreira Alves. Petrópolis: Vozes, 2014.

DELEUZE, Gilles. Cinema 2: a imagem-tempo. S. Paulo: Brasiliense, 2007.

FREIRE, Eugênio Paccelli Aguiar. Potenciais cooperativos do podcast escolar por uma perspectiva freinetiana. Revista Brasileira de Educação. Rio de Janeiro: Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, vol. 20, n. 63, out.-dez/2015:1033-1056. Disponível em http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=27542118012

LARROSA, Jorge. Epílogo. A Arte da conversa. In SKLIAR, Carlos. Pedagogia (improvável) da diferença – e se o outro não estivesse aí? Rio de Janeiro: D, P&A, 2003: 211 – 216.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Apresentação. In OLIVEIRA, Inês Barbosa de; PEIXOTO, Leonardo Ferreira; SÜSSEKIND, Maria Luiza. Estudos do Cotidiano, currículo e formação docente: questões metodológicas, políticas e epistemológicas (organizadores). Curitiba: CRV, 2019: 9-18.

OLIVEIRA, Inês Barbosa de. Currículos e pesquisas com os cotidianos: o caráter emancipatório dos currículos ‘pensadospraticados’ pelos ‘praticantespensantes’ dos cotidianos das escolas. In: Carlos Eduardo Ferraço e Janete Magalhães Carvalho (orgs.). Currículos, pesquisas, conhecimentos e produção de subjetividades. Petrópolis: DP et Alii, 2012: 47-70.

Downloads

Publicado

30-12-2021

Como Citar

ALVES, N.; OVELHA, I. A. .; MELLO, F. PESQUISAS NA PANDEMIA E OS ARTEFATOS DA CIBERCULTURA. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. Especial, p. 1–10, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14iEspecial.60700. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/60700. Acesso em: 22 nov. 2024.