TECENDO CONSIDERAÇÕES SOBRE O CURRÍCULO AO DISCUTIR GÊNERO E SEXUALIDADE COM DOCENTES DE BIOLOGIA
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60710Palavras-chave:
Currículo, Livro didático de Biologia, SexualidadeResumo
O presente artigo é resultado de uma pesquisa no campo do currículo, cujo objetivo foi compreender como o currículo praticado por professores e professoras de Biologia aborda as questões de gênero e de sexualidade. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, na qual os dados foram produzidos por meio de entrevistas semiestruturadas, com cinco professores/as, e analisados por meio da Análise Textual Discursiva. Ao colocar como foco da análise o currículo praticado e sua relação com o livro didático, os resultados demonstram as disputas por significados, pois, os/as docentes reconheceram o caráter limitado do livro didático na abordagem da temática gênero e sexualidade. Os resultados apontam, ainda, que estes/as docentes não apresentavam a intenção de discutir tal temática, no entanto, mediante os relatos das vivências dos/das alunos/as, repensaram sobre o currículo previamente idealizado. Nesse sentido, os/as alunos/as, tencionando a discussão das questões de gênero e de sexualidade, para além dos aspectos biológicos, contribuíram diretamente para que outras configurações curriculares ocorressem.
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