O CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

tensões, disputas e perspectivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60874

Palavras-chave:

BNCC, Emancipação política, Formação docente

Resumo

O processo de formação de professores é reverberado por uma infinidade de complexidades, de saberes e de conhecimentos que viabilizam a construção de uma identidade profissional emancipatória. Entretanto, no contexto atual, observa-se que ideologias políticas de cunho neoliberal têm intensificado o forte desejo de alijar a formação deste profissional da docência para o desenvolvimento de competências e de habilidades, desconsiderando a diversidade da educação. Assim, com este artigo objetiva-se refletir sobre as concepções e tensões da BNCC e da BNC-Formação apresentadas em dossiês temáticos de dois periódicos nacionais, visando entender e apresentar seus desdobramentos para os currículos dos cursos de licenciatura, para as condições de trabalho dos professores e para as implicações no contexto da prática pedagógica, mediante a realização de uma pesquisa bibliográfica com abordagem qualitativa. Os dados revelam a necessidade do enfrentamento pelos profissionais da educação, em prol da luta para fazerem validar os direitos já conquistados em outros movimentos, em vistas da ruptura das ideologias neopolíticas, neotecnicistas. Por fim, conclui-se que a formação docente constitui-se de um processo aportado por construção cidadã, autônoma, que vislumbra a transformação social de todos.

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Biografia do Autor

Odair França de Carvalho, Universidade de Pernambuco, Brasil.

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia e Professor da Universidade de Pernambuco.

Genilda Maria da Silva, Universidade de Pernambuco, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco e professora substituta na mesma instituição.

Josenilde Lima dos Santos, Universidade de Pernambuco, Brasil.

Mestra em Educação pela Universidade de Pernambuco e trabalha na Gerência Regional da Educação do Estado de Pernambuco em Petrolina.

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Publicado

22-12-2021

Como Citar

FRANÇA DE CARVALHO, O. .; DA SILVA, G. M.; LIMA DOS SANTOS, J. . O CURRÍCULO PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES: tensões, disputas e perspectivas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 14, n. 3, p. 1–20, 2021. DOI: 10.15687/rec.v14i3.60874. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/60874. Acesso em: 21 dez. 2024.