POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA REFORMA EDUCACIONAL ESCOCESA PARA A IMPLANTAÇÃO DA BNCC NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v14i3.60955Palavras-chave:
Reforma Educacional, BNCC, Curriculum for ExcellenceResumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar resultados de um projeto de pesquisa que objetivou construir conhecimentos sobre os desafios da formação de professores em um contexto de reforma educacional, a partir do paradigma de reforma educacional bem-sucedida realizada pela Escócia, país constituinte do Reino Unido e de alto desenvolvimento econômico, que a partir do início deste século iniciou o processo que culminou na implantação em todo o país do chamado Curriculum for Excellence (CfE). A pesquisa é de natureza qualitativa e a investigação consistiu de análise aprofundada dos documentos que embasaram as propostas escocesa e brasileira. Nesse sentido, o presente artigo tem como objetivo identificar paralelos entre os processos de reforma curricular escocês e brasileiro, e através destes paralelos, contribuir para o aprofundamento das discussões em curso no Brasil acerca da BNCC e da reforma do Ensino Médio. Como resultados identificamos seis pontos onde traçamos alguns paralelos que podem contribuir com os debates em eventuais necessidades de correções de rumo no processo de reformas no Brasil. As reflexões aqui apresentadas também podem contribuir para a elaboração de propostas para enfrentar os desafios inerentes à formação inicial e continuada de professores no ambiente de reforma que ainda vamos enfrentar futuramente com a implantação da BNCC.
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