A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DA UFPB

um olhar crítico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.61381

Palavras-chave:

Currículo, Educação Ambiental Crítica, Formação Inicial de Professores

Resumo

O presente estudo teve como objetivo discorrer como a Educação Ambiental se apresenta no currículo dos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais, História, Geografia e Ciências Biológicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB, Campus de João Pessoa. Para tanto, se pautou em uma pesquisa qualitativa, figurando o significado subjetivo das mensagens expressas nos conteúdos analisados, através da Análise Documental. Para o tratamento dos dados encontrados, foi utilizada, em associação à Análise Documental, a Análise de Conteúdo, na busca das condições contextuais e dos componentes valorativos e históricos, que são mutáveis. Como resultados, foi possível observar que, mesmo com características de uma educação crítica, os currículos ainda apresentam projetos tradicionais e pragmáticos que favorecem abordagens educativo ambientais conservadoras e comportamentalistas. Conclui-se que é primaz que os processos formativos, as capacidades desenvolvidas, os perfis profissionais e os conteúdos abordados no campo curricular estejam pautados na compreensão da realidade em sua totalidade. Que sejam fundamentados teórica, metodológica e epistemologicamente nas teorias críticas da educação, e que expressem a coerência necessária para que se alcance as transformações esperadas.

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Biografia do Autor

Theóffillo da Silva Lopes, Universidade Federal da Paraíba e Prefeitura Municipal de João Pessoa, Brasil.

Mestre em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universsidade Federal da Paraíba, Doutorando pela mesma instituição e Professor na Prefeitura Municipal de João Pessoa. 

Francisco José Pegado Abílio, Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Doutor em Ciências pela Universidade Federal de São Carlos e Professor na Universidade Federal da Paraíba. 

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Publicado

31-01-2023

Como Citar

LOPES, T. da S.; ABÍLIO, F. J. P. A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DA UFPB: um olhar crítico. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–22, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.61381. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/61381. Acesso em: 24 nov. 2024.