v. 16 n. 1 (2023): POR OUTROS PROJETOS POLÍTICOS DE CURRÍCULO [Publicação em Fluxo Contínuo]

					Visualizar v. 16 n. 1 (2023): POR OUTROS PROJETOS POLÍTICOS DE CURRÍCULO [Publicação em Fluxo Contínuo]
Publicado: 05-02-2023

Apresentação

  • “SEM LEI NEM REI, ME VI ARREMESSADO” por outros projetos políticos de currículo

    Adriege Matias Rodrigues, Franklin Kaic Dutra-Pereira, Saimonton Tinôco
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66548

Artigos

  • O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA DIANTE DO PROCESSO DE "FAVELIZAÇÃO" DO ENSINO MÉDIO ESTADUAL NO RIO DE JANEIRO reflexões e propostas para superação das desigualdades

    Rita de Cássia Gonçalo Alves, Marilia da Silva Rangel
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64261
  • O PAPEL REGULADOR DO COMITÊ GESTOR DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA ELABORAÇÃO DA PROPOSTA CURRICULAR DA PARAÍBA

    Adelaide Alves Dias, Ivanilda Dantas de Oliveira
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64786
  • A BNCC E O CURRÍCULO BASE DO TERRITÓRIO CATARINENSE desafios para um currículo da Educação Infantil

    Marilane Maria Wolff Paim, Danielle Ferreira Gonçalves
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65544
  • CURRÍCULO E EDUCAÇÃO INFANTIL concepções, legislação e invisibilidades

    Denise Maria de Carvalho Lopes, Fernanda de Lourdes Almeida Leal, Ana Luisa Nogueira de Amorim
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66133
  • CONFLITOS ENTRE CORRENTES HEGEMÔNICAS E CONTRA-HEGEMÔNICAS NO CURRÍCULO entre a incompletude do texto e a opacidade da língua

    Pedro Rocha, Renato Eugênio da Silva Diniz, Fernanda Cátia Bozelli
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66093
  • CURRÍCULO ESCOLAR E AMAZÔNIA(S) formas de ver e pensar o contexto amazônico

    Deisiane Aviz do Nascimento, Sandra Nazaré Dias Bastos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66129
  • CURRÍCULO E DISPUTAS políticas em torno da formação docente

    Adriana Regina de Jesus, William de Goes Ribeiro
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66033
  • POLÍTICAS DE CURRÍCULO PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES por sujeitos pelo conhecimento

    Hugo Heleno Camilo Costa
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66177
  • PRESSUPOSTOS PARA UM CURRÍCULO LIBERTADOR pensando o documento a partir de Paulo Freire

    Marcos Orso da Fonseca, Michel Corci Batista
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66128
  • CURRÍCULO E DIFERENÇA reflexões a partir da realidade brasileira atual

    George Souza de Melo, Melanie Laura Mariano da Penha Silva, Thais Priscila de Souza Torres
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66134
  • “DA TERRA SAI UM CHEIRO BOM DE VIDA E NOSSOS PÉS A ELA ESTÃO LIGADOS” amefricanizando o currículo

    Diego dos Santos Reis
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66132
  • TENSÃO ENTRE MEMÓRIA COLONIAL E A MEMÓRIA DECOLONIAL NA CONSTRUÇÃO DO CURRÍCULO ESCOLAR problematizando as heranças coloniais

    Janssen Felipe da Silva, Aline Renata dos Santos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65089
  • ICONOGRAFIA DO TEXTO POLÍTICO-CURRICULAR produções imagético-verbais e fetiches

    Roberto Sidnei Macedo
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64420
  • COMPLICANDO A CONVERSA SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL E O CURRERE Entre experiências vividas e o currículo escolar

    Guilherme de Azeredo Coelho, Rozana Gomes de Abreu, Juliana Milanez
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66126
  • O DISCURSO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO NEOLIBERALISMO o campo social, as políticas públicas e reorientações possíveis

    Adler Santos Garcia Costa, Luiz Henrique Ortelhado Valverde, Marcos Vinicius Campelo Junior
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66124
  • EDUCAÇÃO ESCOLAR BRASILEIRA Tensões ideológico-culturais e socioeconômicas e possibilidades de resistência

    Rosimari Ruy, Vitor Machado, Francisco Rolfsen Belda
    1-7
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64488
  • PROFESSORES E AUXILIARES DE CRECHE refletindo sobre o currículo da Educação Infantil

    Jéssica Marques Albernaz, Dayse Reis
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64702
  • CURRÍCULO, COMPLEXIDADE E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO relações implicadas do saber, aprender e educar

    Marcos Irineu Klausberger
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65671
  • CURRÍCULO E FORMAÇÃO DOCENTE MULTICULTURAL EM TEMPOS (PÓS)-PANDÊMICOS

    Ana Ivenicki
    1-9
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64764
  • DOCÊNCIA, BNCC E CURRÍCULO DE BIOLOGIA problematizando “a grade” que organiza a escola

    Elânia Francisca da Silva , Elaine de Jesus Souza, Claudiene Santos
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.64845
  • NOVOS PROJETOS DE CURRÍCULO as práticas curriculares das Escolas Parque

    Guilherme Ferreira, Edileuza Fernandes da Silva, Lívia Gonçalves de Oliveira
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66117
  • POR UM CURRÍCULO PARAENSE OUTRO QUE FAÇA JUSTIÇA CURRICULAR

    José Damião Trindade Rocha, Lucélia de Moraes Braga Bassalo, Jardinélio Reis da Silva
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65425
  • PRODUZIR CURRÍCULOS INTERCULTURAIS NA PERSPECTIVA DA LEI 11.645/2008 os Karipuna de Rondônia e suas lutas pelo direito de existir.

    Josélia Gomes Neves, Mary Gonçalves Fonseca, Cristovão Teixeira Abrantes
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62951
  • PROPOSTA DIDÁTICA PARA O POVO KANELA/MEMORTURÉ abordagem interdisciplinar a partir de um tema gerador do componente curricular Língua Portuguesa

    Solange Maria Pereira da Silva, Tiago de Aguiar Rodrigues
    1-16
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65481
  • REPENSAR OS ESPAÇOS EDUCACIONAIS NAS ESCOLAS RURAIS NO CURRÍCULO BASEADO NA COMPETÊNCIA

    Núria Carrete-Marín, Francesc Buscà
    1-10
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65625
  • TRAJETÓRIA DAS POLÍTICAS PÚBLICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS ATÉ A BNCC E O OLHAR DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA SOBRE SUA CRIAÇÃO

    Beatriz Magdaleno, Rejane Faria
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65879
  • POLÍTICA DE CURRÍCULO PARTICIPATIVA E JUSTIÇA CURRICULAR A experiência da Mobilização Sociopolítica do ADE (Arranjo de Desenvolvimento da Educação) da Chapada Diamantina (BA)

    Thais Almeida Costa, Wesley Araújo, Branca Jurema Ponce
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66115
  • CURRÍCULO CULTURAL E BIOLOGIA NA AMAZÔNIA Análise crítica do Documento Curricular do Estado do Pará

    Amanda Jessica Coelho Melo, Marcio dos Santos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66056
  • PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO FASCISTA contra os adversários do currículo escolar

    Renato Cavalcanti Novaes, Silvio de Cássio Costa Telles
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65992
  • TRADUÇÕES DAS DISPUTAS SOBRE A QUESTÃO DE GÊNERO NA BNCC

    Cilésia Lemos, Sandra Soares Della Fonte
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65939
  • AUTONOMIA E INOVAÇÃO CURRICULAR resistir, repensar e atravessar margens

    António Luis Julião
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65494
  • O CURRÍCULO OCULTO NO ENSINO DE CIÊNCIAS análise da Base Nacional Comum Curricular à luz da pedagogia crítica freireana

    Bianca Rita Bimbatti, Rafael Borba de Castro, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.65191
  • ESTUDOS DAS POLÍTICAS CURRICULARES antecedentes, desenvolvimento, definições e estruturas de análises

    José María García Garduño, Silvia Miracy Pastro Fiad
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66276

Demanda Contínua

  • FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROECOLOGIA E REFORMA AGRÁRIA diálogo entre movimentos de luta pela terra e futuro técnico em agroecologia

    João Manoel da Silva, Jailson Costa da Silva
    1-18
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.60829
  • INFÂNCIA E CIDADANIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO MIGUEL DOS CAMPOS/AL Prova Brasil e governamentalidade

    Karla de Oliveira Santos, Laura Cristina Vieira Pizzi
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62514
  • O CONHECIMENTO CIENTÍFICO NA FORMAÇÃO DA CONCEPÇÃO DE MUNDO DOS ESTUDANTES análise histórico-crítica da pesquisa em ensino de Sociologia no Brasil

    Lucas André Teixeira, Vinicius Azevedo, Sarah Arantes de Paula Oliveira, Caio Azevedo Trindade
    1-19
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.61382
  • EDUCAÇÃO ESTATÍSTICA NO CICLO DE ALFABETIZAÇÃO uma revisão sistemática sobre pesquisas realizadas antes e após a implementação da BNCC

    Danielle Gonzaga da Silva, Juscileide Braga de Castro
    1-15
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63178
  • O CURRÍCULO INTEGRADO E A PEDAGOGIA DA ALTERNÂNCIA contribuições para a formação integral do sujeito

    Belchior Ribeiro Leite, Rosa Amélia Pereira da Silva
    1-14
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63771
  • A HISTÓRIA LOCAL NO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ

    Carolina do Nascimento Ávila, Clarice Nascimento de Melo
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.60900
  • DIVERSIDADE SEXUAL E DE GÊNERO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS por um currículo que respeite as diferenças

    Pedro Paulo Souza Rios
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62519
  • CURRÍCULO diversidade e tensões no contexto educacional

    Quenizia Vieira Lopes, Luiz Gustavo Tiroli, Adriana Regina de Jesus Santos
    1-12
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63644
  • CONCEPÇÕES DE CURRÍCULO E AS TECNOLOGIAS os usos em debate

    Hugo Souza Garcia Ramos, Alexsandro Rodrigues, Geide Rosa Coelho
    1-11
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.60306
  • MAPEAMENTO DE ESTUDOS SOBRE CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA defendidos no período de 2017 a 2021

    Soria Pereira Lima Soares, Wagner Barbosa de Lima Palanch
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62479
  • O QUE DIZEM OS AUTORES SOBRE RACISMO? refletindo sobre a representatividade negra

    Edson da Silva Lisboa, Luis Fernando Lopes, Marcia Maria Fernandes Oliveira
    1-23
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63466
  • A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR análise de uma escola pública na Amazônia

    Fabiana Silva, Marcio Santos
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63790
  • A DIMENSÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES/AS DA UFPB um olhar crítico

    Theóffillo da Silva Lopes, Francisco José Pegado Abílio
    1-22
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.61381
  • A AUTONOMIA E O PROTAGONISMO JUVENIL NAS ESCOLAS DEMOCRÁTICAS

    Veronica Marcela Guridi, Sharlene de Souza Queiroz, Ana Laura Godinho Lima
    1-20
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.62995
  • OLHOS DE VIDRO, “BLACK MIRRORS” agenciamento biopolítico no currículo das narrativas midiáticas seriadas

    Evanilson Gurgel, Marlécio Maknamara
    1-17
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63538
  • EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ESTADO DE SÃO PAULO

    Priscila Lourenço Soares Santos
    1-13
    DOI: https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63713