CURRÍCULO E DIFERENÇA
reflexões a partir da realidade brasileira atual
DOI:
https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.66134Palavras-chave:
Currículo, Diferença, DiscursoResumo
Este artigo tem o objetivo de lançar uma reflexão sobre o currículo partindo de uma perspectiva pós-estrutural que entende a realidade social como sempre disputada politicamente. Nesse sentido, apresentamos, mesmo que de maneira rápida, algumas inquietações que emergem das disputas mais recentes no Brasil em torno da educação e do currículo e argumentamos, sobretudo, com base em outros trabalhos recentes, como uma política de currículo que valorize a diferença do outro, ao invés de querer simplesmente aniquilá-la, é, certamente, a possibilidade mais concreta de estabelecermos na educação espaços mais vivíveis para cada vez mais pessoas.
Downloads
Métricas
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. Rio de Janeiro: Guanabara, 1986.
BENEVIDES, Bruna. (org). Dossiê assassinatos e violências contra travestis e transexuais brasileiras em 2021. Brasília: Distrito Drag, ANTRA, 2022.
BIROLI, Flávia; VAGGIONE, Juan Marco; MACHADO, Maria das Dores. Gênero, neoconservadorismo e democracia: disputas e retrocessos na América Latina. São Paulo: Boitempo, 2020.
BROWN, Wendy. Nas ruínas do neoliberalismo. São Paulo: Editora Politeia, 2019.
BURITY, Joanildo. Discurso, política e sujeito na teoria da hegemonia de Ernesto Laclau. In: MENDONÇA, Daniel de.; RODRIGUES, Léo Peixoto. Pós-estruturalismo e teoria do discurso: em torno de Ernesto Laclau. 2. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2014.
BURITY, Joanildo. TEORIA DO DISCURSO E EDUCAÇÃO: reconstruindo o vínculo entre cultura e política. Revista Teias v. 11, n. 22, p. 07-29, maio/agosto. 2010.
BUTLER, Judith. Vida precária: os poderes do luto e da violência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
CARRARA, Sérgio. MORALIDADES, RACIONALIDADES E POLÍTICAS SEXUAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO. MANA. 21(2): 323-345, 2015. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-93132015v21n2p323. Acesso em: 20. fev. 2023
GLYNOS, Jason; HOWARTH, David. Explicação crítica em Ciências Sociais: a abordagem das lógicas. In: LOPES, Alice Casimiro; OLIVEIRA, Anna Luiza Martins de; OLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa (org.). A teoria do discurso na pesquisa em educação. Recife: Editora UFPE, 2018.
JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “Ideologia de gênero”: a gênese de uma categoria política reacionário – ou: a promoção dos direitos humanos se tornou uma “ameaça à família natural”? In: RIBEIRO, Paula Regina Costa; MAGALHÃES, Joanalira Corpes. (org.). Debates contemporâneos sobre a Educação para a sexualidade. Rio Grande: Ed. da FURG, 2017. p. 25-52.
LACLAU, Ernesto; MOUFEE, Chantal. Hegemonia e estratégia socialista: por uma política democrática radical. Tradução de Joanildo A. Burity, Josias de Paula Jr. e Aécio Amaral. São Paulo: Intermeios; Brasília: CNPq, 2015.
MACEDO, Elizabeth. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 11, n. 32, maio/ago. 2006
SILVA, Melanie L. M. da Penha. INFÂNCIAS TRANS: A EMERGÊNCIA DE UMA NARRATIVA SOCIAL EM (CON)TEXTOS MIDIÁTICOS E SUAS INTER-RELAÇÕES COM A EDUCAÇÃO. 2018. 140f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
MELO, George Souza. Performances dissidentes no currículo: narrativas, diferença e construção de subjetividades. 2020. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.
MISKOLCI, R. Pânicos morais e controle social – reflexões sobre o casamento gay. Cadernos Pagu, [S. l.], n. 28, p. 101–128, 2016. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cadpagu/article/view/8644798. Acesso em: 05 mar. 2023.
RANNIERY, Thiago. Manifesto Beyoncé no currículo: a força da música e o brilho erótico do corpo que dança. In: PARAÍSO, Marlucy Alves; CALDEIRA, Maria Carolina da Silva (org.). Pesquisas sobre currículo, gênero e sexualidades. Belo Horizonte: Mazza Edições, 2018. p. 199-218.
TORRES, Thaís Priscila de Souza. “Em papel carbono e barbante” : currículo, normatividade e agência a partir de experiências escolares de jovens lésbicas. 2018. 113f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018
VATTIMO, Gianni. Adeus à verdade. Petrópolis, RJ: Vozes, 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista Espaço do Currículo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo à Revista Espaço do Currículo (REC) e tê-lo aprovado, os autores concordam em ceder, sem remuneração, os seguintes direitos à Revista Espaço do Currículo: os direitos de primeira publicação e a permissão para que a REC redistribua esse artigo e seus metadados aos serviços de indexação e referência que seus editores julguem apropriados.