A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR

análise de uma escola pública na Amazônia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i1.63790

Palavras-chave:

Interdisciplinaridade, Tempo Integral, Currículo

Resumo

Este artigo apresenta uma análise nos anos de 2020 a 2021, acerca da caminhada inicial da interdisciplinaridade no currículo de uma escola de ensino médio de tempo integral, localizada na Ilha de Mosqueiro, no município de Belém/PA. Do ponto de vista metodológico, o referido artigo tem uma abordagem qualitativa e seu  estudo foi realizado em duas etapas principais; na primeira, segue-se o viés da pesquisa bibliográfica e na segunda etapa a pesquisa documental conforme Gil (2017) por meio de estudo de caso dos relatórios específicos da escola-campo, bem como dos cadernos orientadores da Secretaria de Estado de Educação do Pará voltados para o Ensino Médio Integral. Os resultados apontam conexões entre as atividades desenvolvidas pelos docentes lotados na unidade escolar objeto de investigação, que evidenciam a perspectiva interdisciplinar. Com a possibilidade, inclusive, de adequação/alteração do currículo da escola que está trilhando um caminhar na proposta de uma educação integral em tempo integral fazendo uso da interdisciplinar escolar em seu currículo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fabiana Silva, Universidade Federal do Pará, Brasil

Pedagoga e mestranda em Educação pela Universidade Federal do Pará.

Marcio Santos, Universidade Federal do Pará, Brasil

Doutor em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba e Professor Titular da Universidade Federal do Pará.

Referências

ARROYO, M. G. Currículo, Território em Disputa. 5.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

BELÉM. Prefeitura. Ver – Belém, Pará – Brasil. Ilhas, 2021. Disponível em: http://www.belem.pa.gov.br/ver-belem/detalhe.php?i=1&p=0. Acesso em: 03 abril, 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Ministério da Educação, Brasília: MEC, 1996.

BRASIL. Secretaria de Educação Média e Tecnologia. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília, MEC, SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Parecer 03/2018. Atualiza as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, observadas as alterações introduzidas na LDB pela Lei nº 13.415/2017. Brasília: CNE/CEB,2018.

BRASIL Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Lei 13.005/ 2014. – Brasília, DF: Inep, 2015. 404 p.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretária de Educação Básica. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Brasília, DF: MEC/SEB, 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução 02/2012. Define Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: CNE,2012.

BRASIL. Lei Nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Altera as Leis n º 9.394, de 20 de dezembro de 1996 (...); e institui a Política de Fomento à Implementação de Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13415.htm. Acesso em: 03 abril, 2021.

BOGDAN, R. S.; BIKEN, S. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 12.ed. Porto: Porto, 2003.

CURY, C. R. J.; REIS, M. ZANARDI, T. A. C. Base Nacional Comum Curricular: dilemas e perspectivas. São Paulo: Cortez, 2018.

C.U.A. Caderno Único de Atividades - Praias do Conhecimento. Secretaria de Estado de Educação do Pará. (SEDUC/PA). Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo. Belém/PA, 2020.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. Campinas, SP: Papirus, 2012.

FAZENDA, I. (org). O que é interdisciplinaridade? .2 ed. São Paulo: Cortez, 2013.

FAZENDA, I. (org) Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

GADOTTI, M. Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo; Instituto Paulo Freire; 2009. 127p.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5.ed. São Paulo: Atlas, 1999.

JUNQUEIRA, R. D. Currículo heteronormativo e cotidiano escolar homofóbico. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 2, n. 2, 2010. DOI: 10.15687/rec. v2i2. 4281. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/4281. Acesso em: 03 abril, 2021.

LUCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2004.

LEIS, H. R. Sobre o conceito de interdisciplinaridade. Caderno de Pesquisa interdisciplinar em ciências humanas. Florianópolis, 2005.

LENOIR, Y. Didática e interdisciplinaridade: uma complementaridade necessária e incontornável. FAZENDA, I. C. A. (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2001.

LOPES, G. de S. C.; ROCHA, S. M. S. A educação ambiental no currículo prescrito, real e oculto do colégio modelo de Itamaraju-BA. EDUCERE - Revista da Educação, Umuarama, v. 20, n. 2, p. 431-461, jul./dez. 2020.

MOLL, J. O PNE e a educação integral Desafios da escola de tempo completo e formação integral. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 8, n. 15, p. 369-381, jul./dez. 2014. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/447/578. Acesso em: 03 abril, 2021.

MORAES, M. C. Paradigma Educacional Ecossistêmico: por uma nova ecologia da aprendizagem humana. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2021.

MOREIRA, A. F. B. CANDAU, V. M. Currículo, conhecimento e cultura. Indagações sobre currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, p. 17-34, 2008.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento / Edgar Morin; tradução; Eloá Jacobina. – 8. ed. -Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2003.

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2.ed.rev. São Paulo: Cortez, Brasília, DF: UNESCO, 2011.

R.A. Relatório de atividades 2020/2021. Secretaria de Estado de Educação do Pará. (SEDUC/PA). Escola Estadual de Ensino Médio Padre Eduardo. Belém/PA, 2021.

SACRISTÁN, J.G.; O Currículo: uma reflexão sobre a prática / Gimeno Sacristán; tradução: Ermani F. da Fonseca Rosa. – 3. ed. – Porto Alegre: Penso, 2017.

SANTOMÉ, J. T.; Globalização e Interdisciplinaridade: o currículo integrado; Editora Artes Médicas Sul Ltda: Porto Alegre, 1998.

SANTOS, M. A. R.; BENTES, L. M. N.; SERIQUE, N. dos P. Epistemologia da complexidade e metodologia de projetos na educação básica: caminhos possíveis para a Inter e a Transdisciplinaridade. Revista Contexto & Educação. V. 33. nº 106, pp. 21-40. set./dez. 2018.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Caderno de Orientações 01 - Plano de Apoio para planejamento e Reuniões Pedagógicas - Ensino Médio Integral. Governo do Estado: Pará, 2018a.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Caderno de Orientações 02 - Monitoramento das Escolas de Tempo Integral da Rede Estadual de Ensino Médio – Pará - Ensino Médio Integral. Governo do Estado: Pará, 2018b.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Caderno de Orientações 03 - Orientação Teórico – Metodológica para elaboração do Projeto Político - Pedagógico da Escola - Ensino Médio Integral. Governo do Estado: Pará, 2018c.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Caderno de Orientações 04 - Caderno de Orientação para Apoio ao Planejamento de Ensino Médio Integral - Ensino Médio Integral. Governo do Estado: Pará, 2018d.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Caderno de Orientações 05 - Agenda de Formação Continuada de Professores e Gestores da Escola em Tempo Integral - Ensino Médio Integral. Governo do Estado: Pará, 2018e.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Caderno de Orientações 06, Orientações para Gestores sobre Organização de Tempo Estendido, Ensino Médio Integral. Governo do Estado: Pará, 2018f.

SEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Pará (SEDUC/PA). Caderno de Orientações 07, Caderno de Orientações para Apoio ao Planejamento de Ensino Médio Integral, Ensino Médio Integral. Governo do Estado: Pará, 2018g.

SEVERINO, A. J. Conhecimento Pedagógico e a Interdisciplinaridade: o saber como internacionalização da prática In: FAZENDA, I. C. A. (org). Didática e interdisciplinaridade. Campinas: Papirus, 2001.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade – uma introdução às teorias de currículo. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

SILVA, T. T (org.). Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. 4. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

THIESEN, J. S.A interdisciplinaridade como um movimento articulador no processo ensino-aprendizagem. Rev. Bras. Educ.[online], vol.13, n.39, pp.545-554. 9 set./dez. 2008

ZOTTI, S. A. Sociedade, educação e currículo no Brasil: dos jesuítas aos anos 80. Quaestio (UNISO), Sorocaba - SP, v. 2, p. 65-81, 2002.

Downloads

Publicado

25-01-2023

Como Citar

SILVA, F.; SANTOS, M. A ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL E CURRÍCULO INTERDISCIPLINAR: análise de uma escola pública na Amazônia. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 1, p. 1–17, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i1.63790. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/63790. Acesso em: 24 nov. 2024.