EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

análise da concepção de currículo presente nos Projetos Pedagógicos de Curso do IFPA/Campus do Itaituba

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15687/rec.v16i2.63883

Palavras-chave:

Ensino médio integrado, Educação física, Currículo integrado

Resumo

A proposta de formação humana integral, defendida pelo ensino médio integrado, a partir da construção do currículo integrado, tem como objetivo superar a fragmentação ente ensino propedêutico e técnico. Tal lógica se entendeu para o componente curricular educação física, que inserida na referida proposta curricular deveria suplantar a perspectiva dualista. No entanto, o mergulho na história revela que essas integrações têm acontecido alicerçadas a perspectivas tradicionais, tecnicistas e utilitarista de currículo. Aflorando os questionamentos sobre esse cenário. O presente estudo tem por objetivo analisar os projetos pedagógicos de curso do ensino médio integrado no IFPA campus Itaituba, para trazer à tona a concepção curricular defendida pelo componente curricular educação física. Para tal, utilizamos a pesquisa documental, de caráter qualitativo, interrogando os PPC’s dos cursos técnicos integrados em Agroecologia, Edificações e Informática, através da análise de conteúdo. Os resultados apontam a educação física abrigada em uma perspectiva curricular com fortes traços tecnicistas e tradicionais, que se pretende superar, mas que na verdade são reeditados. Acreditamos que as impressões analíticas refletem determinadas perspectivas teóricas, que não são estanques, e sim passíveis de articulações, ampliações e hibridizações.

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Biografia do Autor

Suellen Ferreira Barbosa , Universidade Federal do Pará, Brasil.

 Graduada em Educação Física pela Escola Superior Madre Celeste e Professora do Instituto Federal de Educação, ciência e Tecnologia do estado do Pará.

Marcio Santos, Universidade Federal do Pará, Brasil.

Doutror em Educação pela Univesidade Federal do Pará  e Professor pela mesma instituição. 

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Publicado

10-06-2023

Como Citar

BARBOSA , S. F. .; SANTOS, M. EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: análise da concepção de currículo presente nos Projetos Pedagógicos de Curso do IFPA/Campus do Itaituba. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 16, n. 2, p. 1–16, 2023. DOI: 10.15687/rec.v16i2.63883. Disponível em: https://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/rec/article/view/63883. Acesso em: 6 dez. 2024.